Urnas eletrônicas: TSE reitera que sistema de votação é seguro, após testes

Urnas eletrônicas: TSE reitera que sistema de votação é seguro, após testes

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) encerrou nesta sexta-feira (17) a fase de testes de segurança das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições municipais de outubro. O teste é um procedimento de praxe realizado desde 2009.

Os testes foram iniciados na segunda-feira (13), quando peritos da Polícia Federal (PF) e da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) passaram a realizar os testes para verificar a segurança na transmissão de dados e na manutenção do sigilo dos votos. Dos 35 planos de teste realizados, cinco apontaram melhorias nos sistemas, que foram acatadas pelos técnicos do tribunal.

Segundo os técnicos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as urnas eletrônicas serão usadas nas eleições municipais de outubro de 2024.

Alguns pontos importantes a destacar:

Ao todo, foram realizados 35 planos de teste, dos quais 5 apontaram melhorias que foram implementadas nos sistemas eleitorais.

O secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Júlio Valente, afirmou que os testes reiteraram a segurança do sistema de votação brasileiro e demonstraram a transparência dos processos, com a disponibilização do código-fonte das urnas.

Essas eleições municipais de 2024 ocorrerão em dois turnos, com o primeiro turno marcado para 6 de outubro e o segundo turno para 27 de outubro.

É importante que o processo eleitoral seja realizado de forma segura e transparente, de modo a garantir a confiança da população. Os testes públicos de segurança realizados pelo TSE são uma importante etapa nesse sentido.

O secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Júlio Valente, os testes reiteraram que o sistema de votação brasileiro é seguro. Para Valente, o teste é um evento para demonstrar a total transparência dos sistemas eleitorais, com a disponibilização do código-fonte da urna para realização dos testes.

“O teste púbico de segurança é um evento pioneiro no mundo em que a Justiça Eleitoral coloca os seus sistemas ao escrutínio de qualquer brasileiro”, afirmou.

Nas eleições de outubro, os brasileiros vão às urnas para eleger prefeitos e vereadores. O primeiro turno será realizado no dia 6. O segundo turno está marcado para 27 de outubro.

 

Redação JA / Foto: reprodução

Clique abaixo e leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *