Suspeita de um ataque hacker tirou do ar o SEI (Sistema Eletrônico de Informações). A informação foi confirmada pelo MGI (Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos).
Um comunicado internado foi enviado para as demais pastas do Governo Federal. Estima-se que 9 ministérios estejam sem acesso a informações por conta do possível ataque à segurança cibernética.
O SEI está fora do ar desde a tarde de terça-feira (23). O problema foi detectado dias após o apagão cibernético que deixou vários sistemas inoperantes na última sexta-feira. No entanto, n]ao há relação entre as duas situações.
Ataques hackers
Conforme o site Uol, em abril deste ano o Siafi (Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal), utilizado para pagamentos também sofreu um ataque com desvio de R$ 3,5 milhões.
Em outubro de 2023 o Portal da Transparência do Governo Federal ficou fora do ar por cerca de 12 horas. A suspeita foi de ataques promovidos por um grupo cibercriminoso pró-Palestina. Empresas prestadoras de serviços de segurança para órgãos do Governo, detectaram tráfego anormal que sugere tentativas de invasão.
Na ocasião, além do Brasil, Índia, Canadá, Polônia e Espanha também foram alvos de ataques. Empresas de telecomunicações e bancos chegaram a reforçar os protocolos de segurança.