Wellington comemora novos campi do IFMT
O governo federal anunciou a criação de novos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMT) em municípios de Mato Grosso, o que deve impulsionar o desenvolvimento regional por meio de novas oportunidades educacionais.
De acordo com o senador Wellington Fagundes, a instalação de uma unidade do IFMT em Água Boa é particularmente significativa, já que obras como a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico), a BR-158 e a Hidrovia Araguaia-Tocantins trarão mudanças ao perfil econômico local, demandando mais mão de obra capacitada. Nesse sentido, o campus proporcionará qualificação profissional para acompanhar o progresso da região.
Em 2022, o parlamentar reuniu-se com o Ministério da Educação, acompanhado pelo reitor do IFMT e autoridades estaduais e municipais, para demandar a implantação do campus em Água Boa. A nova unidade poderá atender inicialmente mil alunos no ensino técnico, uma vez que o município já destina áreas para sua instalação.
Além disso, Canarana e Colniza também receberão campi do IFMT. A primeira conta com um Centro de Referência e cursos em parceria com a prefeitura, mas terá novas oportunidades à medida que amplia sua base industrial. Já em Água Boa e Colniza, consultas públicas definirão os cursos iniciais.
No geral, os novos investimentos do governo federal permitirão 140 mil novas vagas em 100 campi em todo o Brasil, somando R$ 4 bilhões. Em Mato Grosso, as 19 unidades existentes do IFMT também serão aparelhadas. O objetivo é qualificar mão de obra sintonizada com as demandas produtivas regionais.