Dia de conscientização destaca importância da vacinação contra o HPV
Cerca de 10 milhões de brasileiros vivem com o vírus Papiloma Humano (HPV), cuja transmissão ocorre principalmente por relações sexuais. Segundo estimativas, 700 mil novos casos surgem no país a cada ano.
O HPV é o principal fator de risco para o câncer de colo de útero feminino, sendo também associado a outros tipos de câncer e verrugas genitais em ambos os sexos.
Neste 4 de março, Dia Mundial de Conscientização sobre o HPV, especialistas enfatizam a importância da vacinação e de exames de rastreamento para controlar os problemas causados pelo vírus.
Conforme o médico Luiz Augusto Maltoni, da Fundação do Câncer, a vacina é altamente eficaz contra os tipos de HPV de maior risco oncológico. Disponível gratuitamente pelo SUS, é indicada prioritariamente para meninos e meninas de 9 a 14 anos, antes do início da vida sexual.
No entanto, a taxa de vacinação no Brasil está aquém da meta de 90% estipulada pela OMS, principalmente pelo desconhecimento público sobre o tema.
Pesquisa da Fundação do Câncer constatou que os brasileiros não sabem que a vacina protege contra verrugas e cânceres associados ao HPV, além de ser extremamente segura. Movimentos contrários à ciência influenciam negativamente a adesão à imunização. Portanto, a conscientização sobre a prevenção do HPV por meio da vacinação é crucial para controlar os danos causados por esse vírus tão disseminado.