O governo federal, por meio do Ministério de Portos e Aeroporto, lançou oficialmente nesta quarta-feira (24) o programa Voa Brasil. O lançamento ocorre após uma série de adiamentos.
Nessa primeira fase, devem ser contemplados todos os aposentados do INSS que não tenham viajado de avião nos últimos 12 meses. Com isso, é estimado que cerca de 23,3 milhões de cidadãos terão direito ao programa.
Segundo o Ministério, 95% desse total recebe até dois salários mínimos.
Serão oferecidas passagens aéreas por até R$ 200 o trecho, sem contar com o valor da tarifa aérea. O oferecimento dos tíquetes não tem limitação de faixa de renda entre os beneficiários e, conforme as regras da primeira fase, serão concedidos dois bilhetes aéreos por ano.
As empresas vão ofertar, inicialmente, 3 milhões de passagens em 12 meses.
A estratégia é garantir maior oferta de voos com antecedência e em baixa temporada. Além disso, não há uso de recursos públicos como forma de subsídios às passagens e a adesão das empresas aéreas é voluntária.
Durante o evento de lançamento do programa, foi destacado que há 20% de ociosidade na ocupação das aeronaves. O objetivo é aproveitar vagas como essas para oferecer maior acesso às viagens.
Como participar
Conforme divulgado no evento de lançamento do programa, aposentados do INSS que não viajaram nos últimos 12 meses poderão pesquisar e comprar a passagem direto no site gov.br/voabrasil.
Para isso é preciso ter conta da categoria “prata” ou “ouro” do sistema gov.br. As classificações dependem de informações concedidas no cadastro do usuário e o “upgrade” de categoria pode ser feito no próprio site do governo.
Depois de acessar, o usuário deve escolher a origem, o destino e a data que ele pretende viajar.
Caso a companhia aérea não tenha disponibilidade de passagem para a data exata escolhida, o site indicará os dias mais próximos com oferta garantida.
Ao localizar a passagem conforme as escolhas indicadas, o usuário será direcionado para a página da companhia aérea para fazer a compra.