Abílio defende modernização da Prefeitura e alerta que burocracia facilita corrupção
As declarações do pré-candidato Abílio Brunini sobre a burocracia dos órgãos públicos em Cuiabá, chamou a atenção do alcaide do Alencastro. Parece que o candidato precisa se informar mais sobre estes serviços, se ele realmente pretende ser prefeito. disse Emanuel em tom irônico.
A nossa reportagem do jornal Advogado, esteve na Prefeitura de Cuiabá, para se informar dos serviços prestados aos cidadão cuiabano citado pelo então pré-candidato Abilio Brunini (PL), e fomos recebidos por um servidor responsável pelo departamento de informática da prefeitura, que nos apresentou os diversos serviços citados que já funciona a muito tempo On-line.
Ele apresentou todos os Serviços ao Cidadão on-line acessando no site da Prefeitura, como, Arquivo. Aprovação Digital, protocolar ou consultar processos de alvará de obras, Infrações de Trânsito · Multas e Recursos · Consulta de Processos . Disse que 80% dos serviços de documentação são emitidos pela internet. Concluiu.
Porém Brunini sem conhecer dos trabalhos realizados pela Prefeitura via internet, aponta que a alta burocracia facilita esquemas de corrupção. Ele ainda argumenta que a prefeitura deveria deixar de exigir que as pessoas compareçam pessoalmente para emitir documentos simples via WhatsApp, site ou aplicativo, facilitando a vida dos cidadãos.
Ele propõe se eleito for, uma parceria com a Junta Comercial do estado para agilizar o processo de abertura de empresas, permitindo que o registro seja feito em 10 minutos.
A ideia central é desburocratizar os serviços públicos, tornando-os mais acessíveis e ágeis por meio do uso de tecnologias e parcerias, de forma a facilitar a vida dos cidadãos e empreendedores.
Essa proposta de modernização e simplificação dos processos burocráticos parece alinhada com a tendência de digitalização e desburocratização dos serviços públicos, algo que tem sido cada vez mais demandado pela população.
Redação JA/ Foto: reprodução