PELADÃO CUIABÁ: Futebol amador da capital e Várzea Grande vê com desprezo conduta de Abilio Brunini
O Campeonato Amador de Futebol Peladão é uma competição de futebol amador realizada em Cuiabá e Várzea Grande Mato Grosso, e é considerado o maior torneio do gênero no Brasil. Participam da competição 288 times de Cuiabá e 120 equipes de Várzea Grande. Atualmente, o campeonato está em sua 13ª edição e encontra-se na fase final.
Recentemente, os representantes dos 15 times que participam do campeonato divulgaram uma nota de repúdio contra o deputado federal Abílio Brunini, do Partido Liberal (PL), que é pré-candidato a prefeito de Cuiabá. O deputado demonstrou desprezo pelo futebol amador na cidade e questionou a realização desses torneios, não compreendendo a importância do esporte na sociedade.
Essa manifestação dos times amadores ocorreu em resposta a uma representação eleitoral feita pelo Diretório do PL em Cuiabá contra o deputado estadual Eduardo Botelho, que também é pré-candidato a prefeito da capital. O PL acusa Botelho de propaganda extemporânea por investir no esporte amador e repassar emendas com custos elevados para se favorecer e promover sua imagem na disputa eleitoral.
Os representantes dos times amadores consideraram a atitude do deputado Abílio Brunini como um sinal de “desconhecimento” em relação ao significado e ao envolvimento das comunidades nos torneios de futebol amador. Eles lamentaram a postura do parlamentar e ressaltaram a importância dessas competições para as comunidades, especialmente as mais carentes.
Assim, os times amadores do Campeonato Peladão expressaram seu descontentamento com as declarações do deputado e reafirmaram a relevância do futebol amador como uma atividade esportiva que promove a integração social e o desenvolvimento das comunidades.
Leia a nota na íntegra:
“O deputado federal Abilio Brunini (PL) demonstra desprezo pelo futebol amador em Cuiabá e questiona a realização de tais torneios na capital. Não é capaz de entender a importância do esporte na sociedade.
O parlamentar questiona os valores investidos para realização de torneios como o Peladão, que atualmente conta com mais de 700 equipes e quase 20 anos de tradição.
O tal parlamentar, que tem a intenção de assumir a prefeitura de Cuiabá, alega que as competições de futebol amador tiveram custo elevadíssimo suportado pelo erário público e que o fato traz grande preocupação. Mas na verdade, o que traz preocupação é ver alguém com total desconhecimento do que representa tais competições para as comunidades, principalmente, as mais carentes.
O futebol amador gera emprego e renda, tira crianças da rua, revela talentos no esporte, dá oportunidade para jovens e ainda é momento de lazer e entretenimento nos bairros.
Nós do futebol amador, lamentamos essa postura do nobre parlamentar, que só demonstra desconhecimento sobre o envolvimento das comunidades nestes torneios.”
Redação JA / Foto: reprodução internet