Desembargador nega pedido de transferência de traficante condenado a pena de 47 anos de Cuiabá para PE

Desembargador nega pedido de transferência de traficante condenado a pena de 47 anos de Cuiabá para PE

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso negou o pedido de transferência de Alexsandro Balbino Balbuena da Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá, para o presídio Dr. Enio Pessoa Guerra, no município de Limoeiro, em Pernambuco. Alexsandro Balbuena é considerado um dos maiores traficantes do Brasil e cumpre uma pena de 47 anos e quatro meses por tráfico internacional de drogas na região Oeste de Mato Grosso.

A defesa de Balbuena buscava a autorização da Justiça de Mato Grosso para realizar uma “permuta” entre ele e um morador de Cuiabá que está preso no presídio de Limoeiro. No entanto, a Primeira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça decidiu contra a troca, citando a periculosidade e o mau comportamento de ambos os criminosos.

Além de Alexsandro Balbuena, sua esposa Silmara Silva Cutrim e um funcionário, Enivaldo de Souza Ribeiro, também foram condenados pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, lavagem de dinheiro, posse irregular de arma de fogo de uso permitido e porte ilegal de arma de fogo de uso permitido. No entanto, eles estão em liberdade.

De acordo com a denúncia do Ministério Público Estadual (MPE), os acusados formaram uma associação criminosa que facilitava o tráfico de entorpecentes entre Cáceres e alguns estados, principalmente o Maranhão. Em 2014, uma operação conjunta do Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) levou à prisão dos envolvidos, além da apreensão de aproximadamente 150 quilos de pasta base de cocaína e vários veículos, na fazenda Asa Branca, localizada a 40 quilômetros de Cáceres.

 

Redação JA / Foto: reprodução

Clique abaixo e leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *