O deputado estadual Júlio Campos foi questionado pela reportagem do Jornal Advogado-MT, sobre as declarações do Governado Mauro, referente à construção da MT-030, uma nova rodovia entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães, no estado de Mato Grosso.
Mendes declarou pra imprensa, que a obra não é uma emergência, levantando dúvidas sobre sua realização imediata. No entanto, de acordo com Júlio Campos, a Assembleia Legislativa não abrirá mão de iniciar o projeto.
O deputado argumentou que considerar que a construção da MT-030 será uma obra complicada é apenas conversa fiada. Ele enfatizou que a engenharia brasileira já realizou grandes obras no litoral de São Paulo ao longo de mais de 40 anos, e não seria um problema na subida da serra que impediria sua execução.
Ele expressou confiança de que, com boas empresas, técnicos qualificados e escritórios de engenharia competentes, as dificuldades podem ser superadas.
Quanto ao papel do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) na aprovação da obra, o deputado afirmou que não acredita em uma postura negligente por parte do órgão ambiental.
Ele mencionou a existência de outras opções, como a construção de um túnel ou de uma ponte sobre o Portão do Inferno, e acredita que o Ibama analisará o projeto de forma adequada.
No entanto, ele também mencionou a possibilidade de construir uma ponte, caso o Ibama vete a opção anterior, destacando que tudo é possível quando se trata do Ibama e do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).
Redação JA / Foto: reprodução