Como parte das medidas para atender a população do Rio Grande do Sul que sofre com as enchentes no estado, o governo federal vai priorizar a restituição do Imposto de Renda para todos os contribuintes da cidade que declararam suas folhas no dia 31 de maio.
Segundo as informações da Receita Federal, mais de R$ 1,1 bilhão será pago somente para contribuintes do Rio Grande do Sul.
Nesse lote estão incluídas as restituições de cerca de 900 mil declarantes gaúchos.
O Fisco também prorrogou o prazo de entrega das declarações de pessoas físicas no RS para até 31 de agosto e a declaração anual de Microempresas para 31 de agosto.
Priorizar a restituição aos contribuintes gaúchos foi uma das medidas anunciadas pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, no pacote Reconstrução: A Medida Provisória do Rio Grande do Sul e do Brasil, no dia 9 de maio.
Ainda de acordo com a Receita, nos próximos dias haverá o Mutirão de Acessibilidade Digital no estado. A iniciativa tem como principal propósito levar àqueles que se encontram em abrigos acesso a serviços públicos digitais disponibilizando computadores, tablets e internet.
Serão disponibilizados serviços como:
- Acesso a serviços públicos pelo portal gov.br;
- Acesso à conta bancária e contas de email;
- Antecipação da restituição do Imposto de Renda.