Empresa vencedora de licitação para serviços de apoio ao turismo no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães é homologada pelo ICMBio

Empresa vencedora de licitação para serviços de apoio ao turismo no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães é homologada pelo ICMBio

A concessão para administrar o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães foi conquistada pela empresa Parques Fundo de Investimento em Participações em Infraestrutura (Parques FIP), conforme divulgado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A MT Participações (MT Par), do Estado de Mato Grosso, que buscava gerenciar a área, não participou do último leilão.

Nos últimos três anos, o governo de Mato Grosso vinha tentando assumir a administração do parque, inclusive por vias judiciais, alegando irregularidades nos processos de concessão e defendendo que sua proposta traria mais investimentos para a região. No entanto, em 2 de fevereiro de 2024, a Parques FIP conquistou a concessão para administrar a Chapada dos Guimarães.

O contrato firmado estabelece que a empresa vencedora deve investir R$ 18 milhões em cinco anos para promover atividades de visitação, educação ambiental, preservação e conservação do meio ambiente, turismo ecológico, interpretação ambiental e recreação em contato com a natureza. A Parques FIP também será responsável pelos serviços públicos de apoio à visitação, revitalização, modernização, operação e manutenção dos serviços turísticos no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, incluindo custos relacionados à conservação, proteção e gestão da unidade de conservação federal.

A Parques FIP ofereceu o maior lance no leilão, no valor de R$ 926 mil. Cabe ressaltar que essa também foi a empresa vencedora da primeira licitação para concessão do parque.

Redação JA / Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Clique abaixo e leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *