Ações contra crimes ambientais resulta em mais de R$ 303 milhões em multas e apreensão de maquinário em MT
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT) intensificou suas ações de combate aos crimes ambientais no primeiro trimestre de 2024 por meio da Operação Amazônia. Com 99 operações realizadas em todo o estado, uma média de uma ação por dia, o foco principal foi o combate ao desmatamento ilegal, à extração ilegal de minérios e ao uso irregular do fogo.
Durante as fiscalizações, o desmatamento ilícito, a extração ilegal de minérios e o uso não autorizado do fogo foram os principais alvos. O órgão ambiental aplicou multas no valor total de mais de R$ 303 milhões durante esse período.
Das autuações realizadas entre janeiro e março, 43,25% foram feitas de forma remota, enquanto 56,75% foram realizadas in loco. Os agentes ambientais embargaram uma área de 61,08 mil hectares, atenderam a 958 alertas e emitiram 1.198 autos de infração.
Além disso, houve a apreensão de diversos equipamentos utilizados em atividades ilegais, incluindo 24 caminhões, 24 tratores, 22 esteiras, 14 barcos, 13 motos, 13 motosserras, 10 dragas ou balsas, 5 veículos, 3 escavadeiras e 2 retroescavadeiras.
As operações foram coordenadas pela Sema-MT e contaram com a participação de várias instituições, incluindo a Polícia Militar, a Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), o Instituto de Defesa Agropecuária (Indea), o Núcleo de Inteligência e Operações Conjuntas (NIOC), as Diretorias de Unidade Desconcentrada (DUD) da Sema-MT, os Batalhões de Emergências Ambientais (BEA), as Rondas Ostensivas (Rotam) e a Proteção Ambiental (BPMPA), entre outras.
Essas ações são essenciais para proteger o meio ambiente, combater práticas ilegais e preservar a Amazônia, um dos ecossistemas mais importantes do mundo.
Redação JA / Foto: reprodução