A Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT) intensificou suas ações de combate aos crimes ambientais no primeiro trimestre de 2024 por meio da Operação Amazônia. Com 99 operações realizadas em todo o estado, uma média de uma ação por dia, o foco principal foi o combate ao desmatamento ilegal, à extração ilegal de minérios e ao uso irregular do fogo.
Durante as fiscalizações, o desmatamento ilícito, a extração ilegal de minérios e o uso não autorizado do fogo foram os principais alvos. O órgão ambiental aplicou multas no valor total de mais de R$ 303 milhões durante esse período.
Das autuações realizadas entre janeiro e março, 43,25% foram feitas de forma remota, enquanto 56,75% foram realizadas in loco. Os agentes ambientais embargaram uma área de 61,08 mil hectares, atenderam a 958 alertas e emitiram 1.198 autos de infração.
Além disso, houve a apreensão de diversos equipamentos utilizados em atividades ilegais, incluindo 24 caminhões, 24 tratores, 22 esteiras, 14 barcos, 13 motos, 13 motosserras, 10 dragas ou balsas, 5 veículos, 3 escavadeiras e 2 retroescavadeiras.
As operações foram coordenadas pela Sema-MT e contaram com a participação de várias instituições, incluindo a Polícia Militar, a Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), o Instituto de Defesa Agropecuária (Indea), o Núcleo de Inteligência e Operações Conjuntas (NIOC), as Diretorias de Unidade Desconcentrada (DUD) da Sema-MT, os Batalhões de Emergências Ambientais (BEA), as Rondas Ostensivas (Rotam) e a Proteção Ambiental (BPMPA), entre outras.
Essas ações são essenciais para proteger o meio ambiente, combater práticas ilegais e preservar a Amazônia, um dos ecossistemas mais importantes do mundo.
Redação JA / Foto: reprodução
-
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online