A Operação Nacional Átria, realizada pela Polícia Civil por meio da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher (DEDM) de Cuiabá, cumpriu dezoito mandados judiciais na manhã desta sexta-feira, 22 de março. A ação teve o apoio da Delegacia Regional de Cuiabá e resultou na apreensão de quatro armas de fogo e diversas munições.
A operação faz parte de um esforço para intensificar e fortalecer o combate aos crimes de violência doméstica contra a mulher. Os mandados, que incluíam prisões preventivas, buscas e apreensões, foram cumpridos em Cuiabá e Várzea Grande, tendo como alvo suspeitos investigados pela DEDM de Cuiabá.
A delegada titular da DEDM, Judá Marcondes, explicou que o objetivo da ação é apreender armas, telefones celulares e efetuar prisões preventivas de agressores por tentativa de feminicídio e por descumprimento de medidas protetivas.
A Operação Átria foi planejada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e foi deflagrada em todo o país no dia 1º de março, abrangendo as 27 unidades da federação. Em Mato Grosso, a Coordenadoria de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher e Vulneráveis, da Polícia Civil, é responsável por organizar as atividades da operação nas 15 regionais do estado, com a integração das unidades policiais.
Redação JA / Foto: PCMT