Petrobras não deve reajustar preço da gasolina agora, afirma CEO

Petrobras não deve reajustar preço da gasolina agora, afirma CEO

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, declarou nesta quinta-feira, 18, que a empresa não planeja alterar o preço da gasolina no momento. A informação é do jornal Folha de São Paulo.

A perspectiva tem sido levantada por analistas em razão da defasagem entre os valores praticados pela companhia e pelo mercado internacional. A estatal não realiza reajustes no preço da gasolina desde outubro de 2023.

Segundo o presidente da estatal, há uma grande volatilidade no mercado devido aos conflitos no Oriente Médio. Além disso, outro fator de pressão é o câmbio.

De acordo com a Associação Brasileira de Importadores de Combustíveis (Abicom), na manhã desta quinta-feira, o preço do litro da gasolina na estatal estava R$ 0,71 abaixo do valor de importação. Um dia antes, esta diferença era de R$ 0,85 por litro.

Em relatório, analistas do Itaú BBA afirmam que a estatal está vendendo gasolina em um patamar inferior ao normalmente adotado em sua política comercial. Ainda assim, os especialistas não esperam por um reajuste imediato.

Conforme fontes ouvidas pela Folha, há opiniões divergentes no conselho da Petrobras em relação à necessidade de reajuste. Enquanto alguns conselheiros pressionam por mudanças, outros consideram que o preço atual está em conformidade com a política comercial da empresa.

A decisão de aumentar os preços também enfrenta resistência no governo, que se esforça para melhorar sua popularidade, e por conta da situação de Prates, que está sob pressão.

 

Redação JA Com informações da Folha de São Paulo/ Foto: reprodução

Clique abaixo e leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *