A maioria dos produtores de soja de MT não conseguem cobrir o custo total aponta pesquisa

A maioria dos produtores de soja de MT não conseguem cobrir o custo total aponta pesquisa

A pesquisa divulgada pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), em parceria com a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), revela que a maioria dos produtores de soja do estado terá dificuldades para cobrir o custo total da lavoura. Dos 1.187 produtores entrevistados, que representam cerca de 21% da área total plantada no estado, apenas 12,8% tiveram produtividades acima do custo total, enquanto 87,2% terão produtividades inferiores aos custos.

A produtividade média das áreas levantadas foi de 51,82 sacas por hectare, o que representa uma redução de 20,25% em comparação com a temporada anterior. A região mais afetada pelas condições climáticas adversas, como ondas de calor e estiagem, foi a região Oeste, que teve a menor produtividade. Além disso, 9% dos produtores relataram o tombamento das plantas e 16,5% registraram abandono de área devido à baixa produtividade.

Em relação à safra de milho, os produtores também reduziram a área plantada, com destaque para as regiões Leste e Oeste. A redução média estadual foi estimada em 8,44%.

Diante dessa situação, a Aprosoja-MT solicitou medidas adicionais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para ajudar os produtores de Mato Grosso. Embora a renegociação das parcelas de financiamentos que vencem em 2024 tenha sido anunciada pelo governo federal, a entidade considera que isso não é suficiente para enfrentar a crise. Eles pedem que o Mapa dialogue com as empresas exportadoras sobre as cláusulas washouts, que são obrigações contratuais em caso de não cumprimento do contrato.

A falta de produto para entregar e a possibilidade de ter que comprar o grão no mercado e entregá-lo à empresa compradora, além do pagamento de multa, são preocupações destacadas pela Aprosoja-MT.

O presidente da Aprosoja-MT ressaltou a importância da participação dos produtores nos levantamentos do Imea para refletir a realidade do campo e transmitir esses dados para a sociedade e os mercados. Ele pediu que os produtores ajudem nessa missão participando dos levantamentos futuros.

Redação JA / Foto: reprodução

Clique abaixo e leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *