Profissionais da dança são homenageados em sessão especial na ALMT

Profissionais da dança são homenageados em sessão especial na ALMT

 

Um dia após o encerramento das atividades da 16ª Mostra de Dança de Mato Grosso, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) recebeu profissionais do segmento para uma noite de homenagens. Mais de 70 moções de aplausos foram entregues na segunda-feira (29), durante sessão especial requerida pelo deputado Beto Dois a Um (PSB).

Segundo o parlamentar, além de festejar aqueles que dedicam a vida a essa expressão artística, a solenidade foi uma forma de destacar os avanços do setor. “Nosso estado tem cada vez mais escolas de dança, festivais, participações em eventos dentro e fora do país. Estamos aqui para reconhecer todo um trabalho que vem sendo construído ao longo de anos”, disse o deputado.

O produtor cultural Kelson Panosso, diretor da Companhia das Artes e Associados (Cidarta), começou a dançar em 1981 e fez toda a sua formação em Cuiabá. Depois de viajar o mundo como bailarino, ele decidiu se dedicar ao ensino de novos profissionais. “É gratificante estar aqui porque a dança, na minha história e de muitas pessoas, foi porta de entrada para as artes, meio de obter conhecimento, cultura e mudança de vida”, afirmou Kelson.

Sandra Furtado, uma das homenageadas durante a sessão, presencia as transformações que a dança é capaz de proporcionar a mais de 600 pessoas, especialmente crianças e jovens, matriculadas nos cursos da Escola Municipal de Dança de Primavera do Leste. As atividades são gratuitas, divididas em quatro polos e têm servido de modelo para outros municípios.

O secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso, Jefferson Neves, participou da solenidade e destacou os incentivos realizados pelo Governo para fomento de ações em benefício da dança e de outras expressões artísticas, com objetivo de aproximar os artistas do público e diversificar as produções culturais.

“Precisamos aproveitar os talentos e potencialidades da nossa gente. Mato Grosso dá aula de diversidade; aqui temos grupos de dança clássica, contemporânea, centros que difundem danças tradicionais, como os centros de tradições gaúchas, nordestinas e da cultura afro-brasileira. Atualmente, promovemos um importante festival de quadrilhas juninas, o Festrilha. Já começaram os trabalhos para organizar a próxima edição da Mostra de Dança de Mato Grosso. Enfim, são alguns exemplos e eles atestam essa diversidade”, explicou o secretário.

Dia Estadual da Dança – A Lei n° 8.479/2006, de autoria do ex-deputado estadual Carlos Brito, instituiu o Dia Estadual da Dança em Mato Grosso, que segue a data da comemoração mundial (29 de abril), definida pela Organização das Nações Unidos para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) por ser o dia de nascimento do francês Jean-Georges Noverre (1727-1810), bailarino e professor de balé.


Source link

Clique abaixo e leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *