Gisela Cardoso, com toda a diretoria eleita para administrar a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato (OAB-MT) no triênio 2025 a 2027, tomou posse na noite desta terça-feira (10), em solenidade que levou advogados e advogadas de todo o Estado à casa da advocacia mato-grossense. O auditório da Seccional foi pequeno para receber o grande público que foi prestigiar a cerimônia. “Tínhamos que fazer esta posse aqui, na nossa casa”, disse Gisela, que em seu discurso defendeu uma OAB-MT combativa e uma advocacia “una”.
Na cerimônia, o presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti, deixou mensagem destacando Gisela como importante liderança. “Esse time brilhante certamente fará um trabalho inesquecível para esta seccional, mantendo o exemplo de uma atuação eficiente repleta de coragem e determinação para enfrentar todos os desafios”.
Ao lado de Gisela Cardoso, foram empossados Giovane Santin, como vice-presidente; Josemar Carmerino dos Santos, secretário-geral; Aline Luciana, secretária-geral adjunta; e Max Ferreira Mendes, diretor tesoureiro; além dos conselheiros seccionais e federais; e o presidente eleito da Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/MT), Rodrigo Araújo, com a sua diretoria.
“Como presidente da OAB-MT, você é um símbolo de coragem e competência, guiando nossa classe com ética, paixão e uma visão incansável de justiça. Que sua trajetória continue a ser um farol para todos nós, iluminando o caminho e mostrando que, onde há propósito e garra, não há limites nem quem nos limites no que podemos conquistar”, discursou Rafael Lara, presidente da OAB-GO.
O vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta, destacou a liderança da presidente da OAB-MT. “A senhora e o seu trabalho têm a admiração de grande parte da sociedade mato-grossense. Tenha o governo do Estado como parceiro para colocar em prática as ações com as quais podemos colaborar”, pontuou.
Em seu discurso, Gisela Cardoso destacou as realizações de sua primeira gestão, como os projetos OAB Presente, OAB Bônus e a Feira de Oportunidades. Ela também falou sobre as ações no interior, como a autonomia financeira dada às 29 Subseções. Em seguida, a presidente chamou a advocacia mato-grossense para uma que, juntos, façam uma gestão proativa, combativa e de ainda mais resultados.
“Hoje iniciamos um novo momento, uma nova história na OAB-MT que será feita por cada um de nós que aceitou o desafio de enfrentar o sistema. Que acreditou em cada momento que era possível. Que combateu o bom combate, a desinformação. O dia de hoje entra para a história da OAB-MT como o dia da resiliência, da resistência, do trabalho da entrega e do comprometimento com a advocacia”, enfatizou Gisela Cardoso.
Durante a solenidade foi realizada uma homenagem ao atual diretor-tesoureiro da OAB-MT, Helmut Daltro, que foi diretor-tesoureiro nos últimos nove anos e atua no Sistema OAB há 20 anos. “Respeito, lisura e trabalho pela advocacia e a sociedade são legados de grande vulto e importância, marcas indeléveis que deixa em nossa OAB-MT. Nosso reconhecimento pelo seu trabalho”, foi gravado na placa de homenagem entregue.
No dispositivo, além da nova diretoria da OAB-MT, estavam o presidente eleito da CAA/MT, Rodrigo Araújo, que no discurso de posse agradeceu pela confiança da presidente Gisela Cardoso e à advocacia que elegeu sua chapa. “Hoje, estou aqui, para reafirmar e fazer o compromisso de levar para a advocacia do estado, de mãos dadas com a presidente Gisela, todo o carinho, todo o amor e, acima de tudo, todo o trabalho que fizemos nos últimos três anos como presidente da subseção da OAB de Várzea Grande”, diz Rodrigo Araújo.
O presidente empossado da CAA-MT Rodrigo Geraldo Ribeiro de Araújo, ressaltou que, sua linha de trabalho frente à instituição, será humanizar os serviços, levando serviços de qualidade para toda a advocacia, contemplando a Jovem Advocacia, os advogados mais experientes, as mulheres advogadas, os advogados do interior e os da capital. “Trabalharemos para que a Caixa de Assistência dos Advogados seja, de fato, parceira de todos os advogados”, finaliza.
Como representante dos conselheiros federais eleitos, Adriana Tanssini; representando os conselheiros estaduais, Alexandre Arruda; o presidente da OAB-GO Rafael Lara, no ato representando o presidente do CFOAB, Beto Simonetti; o presidente da OAB-MG, Sérgio Leonardo; os membros vitalícios da Seccional Mato Grosso, Ussiel Tavares, Cláudio Stabile e José Simioni; o vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta; o desembargador Hélio Nishiyama, representando a presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Clarice Claudino; a presidente do Tribunal Regional do Trabalho, desembargadora Adenir Carruesco; a presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro; o desembargador Luiz Ferreira da Silva; o superintendente da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP) Roger Morcelli; o diretor da Faculdade de Direito da UFMT, Carlos Edurado.
Ainda prestigiaram o evento, representantes do Ministério Público de Mato Grosso; da Defensoria Pública do Estado; do Conselho Regional de Odontologia; Federação das Indústrias, Federação da Agricultura e Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Mato Grosso; do Ministério Público do Trabalho; e da Secretaria de Segurança Pública. Familiares e amigos dos empossados; conselheiros estaduais e federais, presidentes e diretores de Subseções da OAB-MT, diretores da Escola Superior de Advocacia (ESA/MT), da CAA/MT e demais órgãos do Sistema OAB-MT; entre outras autoridades mato-grossenses.
Por: Judite Rosa e Keka Werneck – Assessoria de Imprensa OAB-MT
Fotos: Fernando Rodrigues e Judite Rosa