O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luís Roberto Barroso, anunciou, no início da sessão plenária desta quinta-feira (21/8), o lançamento do Portal de Sessões de Julgamento — um painel que reúne, em um único ambiente, informações sobre todos os julgamentos colegiados do tribunal, sejam eles presenciais, virtuais ou de repercussão geral. A nova ferramenta pode ser acessada a partir da página inicial do portal do STF.
Barroso explicou que não será mais necessário consultar cada processo individualmente para acompanhar o andamento das votações, já que a plataforma consolida, em uma única tela, todos os julgamentos, com a possibilidade de aplicar diversos filtros de pesquisa.
“O portal atende a uma antiga demanda de advogados, da imprensa e do público em geral por consultas mais rápidas, completas e personalizáveis”, destacou.
Antes do lançamento, os dados desses três tipos de deliberação estavam distribuídos em diferentes locais no site. Agora, além de integrar as informações, o painel apresenta um novo formato para o acompanhamento das sessões virtuais. O sistema, mais simples, oferece diversos filtros de pesquisa, facilitando a localização de sessões ou processos específicos.
Entre os filtros disponíveis estão: período da sessão (data de início e fim), relator, classe e número do processo, colegiado (Plenário ou Turma), tipo de sessão e existência de pedidos de vista ou de destaque.
Na parte dedicada aos julgamentos virtuais, o painel exibe tanto as sessões já encerradas quanto as que estão em andamento. Ao selecionar uma sessão específica, é possível visualizar a lista completa de processos em análise, com respectivo placar e votos proferidos.
O portal foi desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia e Inovação (STI) do STF. O principal objetivo da iniciativa é ampliar o acesso das partes e da sociedade às informações processuais, focando na transparência, na organização e na experiência do usuário, com o propósito de facilitar o acompanhamento das atividades jurisdicionais da Corte. Com informações da assessoria de comunicação do STF./ Foto: reprodução.
-
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online