Zona Eleitoral de Cuiabá promove palestra e mutirão no IFMT
A 1ª Zona Eleitoral em Cuiabá, está realizando uma ação voltada para o eleitorado jovem. Essa iniciativa ocorrerá no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), campus Octayde Jorge da Silva, e terá um mutirão nos dias 25 e 26 de março para atender estudantes e a comunidade escolar. Além disso, o juiz da 1ª Zona Eleitoral, Jamilson Haddad Campos, ministrará uma palestra sobre cidadania e direitos dos jovens.
Durante os dois dias do evento, das 8h às 13h, serão realizadas operações de alistamento, transferências e revisões, bem como a entrega de títulos eleitorais, entre outros serviços. O objetivo principal é incentivar estudantes a partir de 15 anos de idade a fazerem seu primeiro título eleitoral e participarem do processo democrático.
O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) tem se empenhado em promover ações para aumentar a participação do eleitorado jovem nas eleições, uma vez que há um desinteresse significativo desse público pela política. Recentemente, a Justiça Eleitoral divulgou dados que mostram que 90% das pessoas com 16 anos de idade ainda não possuem título de eleitor.
É importante ressaltar que o alistamento eleitoral pode ser feito por todos que completarem 16 anos ou que tiverem 15 anos e vão completar até o dia da eleição, que neste ano será em 6 de outubro. Nesse caso, os jovens que se alistarem já poderão votar. Espera-se que essa ação no IFMT ajude a conscientizar e engajar os jovens na importância de exercerem seu direito de voto e participarem ativamente da vida política do país.
Redação JA / Foto: reprodução