Atendendo a um pedido da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT) decidiu suspender a Portaria nº 05/2025, datada de 24 de abril, que impunha normas de vestuário para servidores, estagiários, visitantes e o público nos fóruns de todas as comarcas do estado.
A medida foi anunciada pelo presidente do TJ-MT, José Zuquim Nogueira, nesta terça-feira (6). Gisela Cardoso, presidente da OAB-MT, manifestou sua satisfação com a decisão, ressaltando a “sensibilidade do presidente do TJ em ouvir os argumentos apresentados pela Ordem”.
A OAB-MT argumentou que a imposição de regras restritivas sobre vestimentas consideradas “inadequadas” é inconstitucional, pois infringe princípios fundamentais, como a dignidade da pessoa humana e o direito de acesso à Justiça.
Na petição, a OAB-MT enfatizou que, conforme o Estatuto da Advocacia, apenas o Conselho Seccional tem a autoridade para estabelecer critérios sobre a vestimenta de advogados no exercício de suas funções.
Ainda que a advocacia não tenha sido explicitamente mencionada entre os afetados pela Resolução, a OAB-MT atuou como representante da sociedade, exigindo do Judiciário um compromisso com a inclusão e a razão no tratamento do público em geral.
Redação JA / Foto: Assessoria
-
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online