Presidente Gisela Cardoso lidera grande comitiva de advogados ao Fórum para garantir respeito às prerrogativas profissionais

Presidente Gisela Cardoso lidera grande comitiva de advogados ao Fórum para garantir respeito às prerrogativas profissionais
A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Gisela Cardoso, esteve no Fórum de Cuiabá, na manhã desta terça-feira (16), para defender prerrogativas, a advocacia e a própria instituição OAB, em reação à conduta da juíza Mônica Catarina Perri, que, durante um júri, na noite de ontem (15), ofendeu advogados criminalistas, bem como a própria Ordem.
“Primeiramente, gostaria de agradecer a todos os colegas advogados e advogadas que atenderam a este chamado e, nesta manhã, se dispuseram a vir aqui conosco, com um propósito único: defender as prerrogativas da advocacia, do cidadão e defender a nossa instituição, que tem uma importância histórica. Viemos dizer, em uma única voz, que a advocacia não se cala, não admite violação de prerrogativas e não admite desrespeito à advocacia e à nossa instituição”, afirmou Gisela.
A presidente destacou que, diante dos fatos ocorridos, a OAB-MT dialogou com a magistrada, requerendo sobretudo respeito e cordialidade. “Afinal, temos todos um objetivo em comum: a entrega da prestação jurisdicional”.
Gisela ressaltou ainda que falou, na manhã desta terça, com o presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, para que, de forma conjunta, sejam tomadas todas as providências cabíveis junto ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a fim de evitar que situações semelhantes se repitam. “Ele colocou o Conselho Federal à disposição para garantir que as prerrogativas sejam observadas”, relatou.
img
Ao lado de Gisela, o advogado Claudio Dalledone, que estava atuando no Júri e foi um dos ofendidos, agradeceu a atuação da OAB-MT. “Ontem tivemos um absurdo de prerrogativas violadas. E quando pensei em convocar o TDP, a OAB-MT já estava presente, os colegas já estavam ali para nos proteger. Essa demonstração célere de força, do velho ditado ‘mexeu com um, mexeu com todos’,  eu vi acontecer como nunca antes. E olhe que já passei por muitos percalços nessas três décadas de júri que faço pelo Brasil afora. Agradeço mais uma vez o acolhimento que a OAB-MT me deu, na pessoa de cada um dos senhores e senhoras aqui presentes, e o faço na pessoa da presidente Gisela, do vice-presidente Santin e do presidente do TDP, Pedro Neto”, afirmou.
Para Dalledone, este episódio é um marco histórico e um exemplo para o país. “Estar na pele do violado, do usurpado, do ofendido, é muito difícil. Mas saber que existe a Ordem dos Advogados do Brasil, representada por Vossas Excelências, da forma como foi, isso me emociona. Viva a advocacia” – declarou.
Acompanharam Gisela Cardoso, nesta manhã de tratativas no Fórum da Capital, o vice-presidente Giovane Santin; presidente do Tribunal de Defesa das Prerrogativas (TDP), Pedro Neto; procuradora de Defesa das Prerrogativas, Angeliza Neiverth; procurador-geral, Helmut Daltro, o presidente da CAAMT, RodrigoAraújo; além de conselheiros seccionais e federais, advogados e advogadas.

Por: Keka Werneck e Judite Rosa
Assessoria de Imprensa OAB-MT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *