Para manter o crescimento do IDEB nas escolas municipais, Kennedy vai buscar implementar o acesso aos estudantes

Para manter o crescimento do IDEB nas escolas municipais, Kennedy vai buscar implementar o acesso aos estudantes

 

MEC divulgou o resultado do IDEB 2023 que mostra que Cuiabá segue na frente quando o assunto é Educação [Foto – Aterio Marcos]

Com o objetivo de manter o crescimento do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), o candidato a prefeito de Cuiabá, Domingos Kennedy (MDB) vai implementar projetos para garantir o acesso e a permanência do estudante na escola pública, prezando pela qualidade do ensino. Além disso, o plano de gestão do emedebista vai promover a inclusão educacional como fonte transformadora para as crianças.

“O resultado do IDEB divulgado nesta quarta-feira (14), pelo Ministério da Educação com certeza é animador, porque isso mostra que, vencendo as eleições, nós iremos herdar uma Educação que vem crescendo a cada ano. A responsabilidade de manter esses índices lá em cima é muito grande, mas com nosso plano de governo e com uma equipe técnica e especializada na Educação Municipal, eu tenho certeza que esses índices vão crescer ainda mais”, comemora Kennedy.

O IDEB é composto por dados referentes à aprovação dos estudantes (fluxo escolar) e às médias de desempenho nas avaliações. O índice é calculado a partir do Censo Escolar e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), ou seja, quanto melhor o desempenho dos alunos e mais alto o número de aprovados, maior é o IDEB.

Para se ter uma ideia da evolução do índice, quando se fala nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1° ao 5° ano – estudantes de 6 a 10 anos de idade), o IDEB 2023 das escolas municipais de Cuiabá foi de 5,8. Em 2019, a rede municipal atingiu 5,8; em 2021, a rede municipal atingiu 5,6. Se comparados aos anos anteriores, o aumento é ainda mais vertiginoso: 2013 com 5,1; 2015 com 5,5; e 2017 com 5,7.

Já quando se fala no IDEB do Ensino Fundamental para os anos finais (6° ao 9° ano – estudantes de 11 a 14 anos de idade), os índices das escolas municipais continuam altos. Em 2023, a rede municipal atingiu 5,0. Em 2019, a rede municipal atingiu 5,0; em 2021 o índice ficou em 5,1. Em 2013, o índice era de 4,2; em 2015 de 4,5; e em 2017 era de 4,6.

“Isso mostra que a gestão do MDB segue a cartilha da Educação e está trabalhando para elevar os índices. Eu sempre disse que no meu plano de governo, a educação é assunto basilar. Eu só cheguei aqui onde eu estou graças à uma boa educação e quero dar isso ao povo cuiabano”, garante Kennedy.

Source link

Clique abaixo e leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *