TRE-MT teve quase 25 mil jovens que se alistaram para as Eleições de 2024

TRE-MT teve quase 25 mil jovens que se alistaram para as Eleições de 2024

Mato Grosso tem um aumento significativo no número de jovens mato-grossenses se alistando para votar nas Eleições Municipais de 2024. Até o momento, 24.779 jovens, incluindo adolescentes de 16 a 17 anos, já se alistaram e estão aptos a exercer seu direito de voto. Esse número representa um aumento considerável em comparação com as eleições municipais de 2020, quando o número de alistamentos jovens até o terceiro trimestre foi de 13.349.

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) tem direcionado esforços para estimular a consciência política e o exercício do voto entre os jovens, mesmo não sendo obrigatória a participação deles nas eleições. A diretora da Escola Judiciária Eleitoral (EJE-MT), juíza Ana Cristina Silva Mendes, considera que as iniciativas do TRE-MT têm contribuído para despertar maior interesse desse público.

É importante destacar que jovens a partir dos 15 anos de idade já podem fazer o primeiro título eleitoral e votar, desde que completem 16 anos até a data da eleição. De acordo com o Censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Mato Grosso possui 109.782 jovens de 16 a 17 anos, dos quais 22,57% já solicitaram a primeira via do título eleitoral. No primeiro trimestre de 2024, houve 2.517 solicitações de jovens de 16 anos e 1.612 solicitações de jovens de 17 anos, representando um aumento na taxa de alistamento em relação ao mesmo período do ano anterior.

É importante ressaltar que qualquer pendência com a Justiça Eleitoral deve ser regularizada até o dia 08 de maio, pois após essa data o cadastro eleitoral será fechado. Os interessados em fazer o primeiro título eleitoral devem comparecer a um Posto ou Cartório Eleitoral antes desse prazo, pois nenhum procedimento eleitoral será realizado após essa data, de acordo com a Lei nº 9.504/1997. É válido lembrar que o alistamento eleitoral não requer autorização dos responsáveis a partir dos 15 anos de idade.

Além disso, é importante mencionar que é possível solicitar o título eleitoral pela internet, por meio do TítuloNet, como uma alternativa para evitar a locomoção até um posto eleitoral. O TítuloNet permite que as pessoas solicitem o título eleitoral de forma online. Para obter informações detalhadas sobre como fazer essa solicitação, é recomendado consultar o passo a passo disponível no link fornecido.

 

Redação JA/ Foto: reprodução

Clique abaixo e leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *