FIM DO VAZIO SANITÁRIO: Indea libera cultivo da soja para a safra 2024/2025 em Mato Grosso

FIM DO VAZIO SANITÁRIO: Indea libera cultivo da soja para a safra 2024/2025 em Mato Grosso

Os produtores de soja de Mato Grosso já receberam a autorização do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) para iniciar o cultivo da planta que emergiu do solo.

O período de vazio sanitário, que teve início em 08 de junho, foi encerrado na última sexta-feira (06.09). Durante os 90 dias de restrição, foi proibido manter qualquer planta viva de soja no Estado, como forma de mitigar os riscos associados à disseminação do fungo causador da ferrugem asiática. Essa praga compromete o crescimento dos grãos de soja, afetando, assim, o rendimento e a qualidade da colheita.

Durante todo o intervalo do vazio sanitário, o Indea realizou fiscalizações para garantir a observância das normas fitossanitárias.

Ao longo do período de suspensão do cultivo de soja, estabelecido por uma instrução normativa em colaboração entre Indea e Sedec, os agentes da autarquia realizaram 5.813 fiscalizações em todos os municípios onde há cultivo de soja.

Safra 2023/2024

Para a safra 2023/2024, o cadastro do Indea registra um total de 14.914 unidades de produção de soja, cobrindo mais de 11,3 milhões de hectares plantados e com a inclusão de 8.952 produtores.

 

Redação JA/ Foto: reprodução

Clique abaixo e leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *