Feriadão chegando nesta sexta-feira, mas comércio abre no feriado de Tiradentes; órgãos públicos voltam na terça

Feriadão chegando nesta sexta-feira, mas comércio abre no feriado de Tiradentes; órgãos públicos voltam na terça

Com a chegada do feriado prolongado neste fim de semana, os horários de funcionamento do comércio e das entidades públicas sofrerão alterações. As lojas de rua e os shoppings estarão fechados na Sexta-feira Santa (18), reabrindo apenas na segunda-feira (21), Dia de Tiradentes. Além disso, repartições públicas terão expediente suspenso na tarde de quinta-feira (17), assim como algumas escolas municipais de Cuiabá.

De acordo com a Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá (ACCuiabá), o comércio não funcionará na sexta-feira, conforme a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) em vigor. O não cumprimento dessa norma pode resultar em penalidades para os empregadores.

Na segunda-feira, o funcionamento será permitido, desde que as regras da CCT sejam respeitadas, incluindo o pagamento em dobro pelas horas trabalhadas e a garantia de comissões sobre as vendas do dia.

As lojas e quiosques nos shoppings estarão fechados na Sexta-feira Santa, reabrindo no dia 21 de abril das 14h às 20h. A praça de alimentação funcionará das 11h às 22h, com horários de lazer variando de acordo com a programação de cada estabelecimento.

Bancos

Os bancos estarão abertos até quinta-feira (17), mas não haverá atendimento presencial nas agências nos dias 18 e 21 de abril, assim como no fim de semana dos dias 19 e 20. O atendimento normal será retomado na terça-feira (22).

Repartições Municipais

Conforme o decreto 10.775/2024, não haverá expediente na sexta e na segunda-feira. Apenas serviços essenciais, como saúde, segurança e limpeza, continuarão funcionando. Algumas escolas também não terão aulas nesta quinta.

Repartições Estaduais

O governo de Mato Grosso declarou ponto facultativo a partir das 13h de quinta-feira (17) para os órgãos da administração pública estadual. As repartições também estarão fechadas nos dias 18 e 21 em razão dos feriados. O atendimento retornará normalmente às 8h de terça-feira (22). Serviços essenciais de saúde e segurança pública não serão interrompidos.

Ganha Tempo

As unidades do Ganha Tempo encerrarão o atendimento às 13h de quinta-feira (17) e voltarão a funcionar na terça-feira (22).

Saúde

As unidades administrativas da Secretaria Estadual de Saúde (SES), incluindo o Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Corrêa (Cridac) e outros centros de atendimento, fecharão às 13h do dia 17 e retornarão na terça-feira (22). O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) funcionará em regime de plantão, enquanto a rede hospitalar e o Serviço de Atendimento de Urgência (Samu) manterão seus serviços normalmente.

Centro Estadual de Cidadania

O Centro Estadual de Cidadania, localizado no Várzea Grande Shopping, encerrará o atendimento às 13h desta quinta-feira (17) e retornará na terça-feira (22).

Segurança

As unidades administrativas da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) não funcionarão durante o ponto facultativo e os feriados, mas os batalhões da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, IML e Perícia Criminal operarão normalmente. As centrais de flagrantes da Polícia Civil em Cuiabá e Várzea Grande também estarão abertas, assim como as delegacias especializadas que atuarão em regime de plantão para atendimentos emergenciais.

A Polícia Civil ressalta que possui um Plantão de Atendimento em Cuiabá, disponível 24 horas para casos de violência doméstica e sexual, localizado na Avenida Dante Martins de Oliveira, s/n, no bairro Planalto.

Boletim de Ocorrência Online

Registros de ocorrências como extravio, furto, desaparecimento e outros delitos podem ser feitos online no portal da Delegacia Digital.

Redação JA / Foto: reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *