O ministro Gilmar Mendes, decano do Supremo Tribunal Federal, reconheceu a existência de “simpatizantes” com a corte, mas afirmou que os críticos são “barulhentos”. As falas foram dadas em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo.
“O STF tem simpatizantes, pessoas que reconhecem o papel do Tribunal, mas eles são silenciosos. Já os nossos adversários são barulhentos”, afirmou.
O decano, no entanto, já lidou com períodos de discordância da população. “Vivemos momentos de aplauso, como no mensalão, e de crítica, como na Lava Jato”, apontou.
A operação de março de 2014 gera orgulho no ministro: “Fui a primeira voz relevante que apontou que o rei estava nu. E fui o voto decisivo na suspeição de Sergio Moro na Segunda Turma”. Além disso, citou “incompreensões” da época, mas citou não ter arrependimentos.
Outro momento marcante na trajetória de Gilmar foi a pandemia da covid-19. “Ao contrário de outras cortes, o Supremo manteve um padrão civilizatório. Com o negacionismo do governo Bolsonaro, o tribunal enfrentou isso. Perdemos mais de 700 mil pessoas. Teríamos chegado a 1 milhão, talvez, sem a atuação do Tribunal”, comentou.
Pouco depois, o Judiciário passou pela eleição presidencial de 2022. Apesar das campanhas contra as urnas eletrônicas, “ninguém teve dúvida de quem ganhou em 2022. E, para 2026, a população está mais crítica para perceber fake news”.
Segundo o decano, as cortes estão prontas “para evitar abusos e retirar conteúdos falsos das redes”, tema que será retomado pelo Plenário do Supremo esta semana, em discussão sobre o artigo 19 do Marco Civil da Internet.
“O ideal seria que o Congresso tivesse conseguido se dedicar a isso. Houve impulso no Senado, mas parou na Câmara por pressão das plataformas, que fizeram campanha contra. A terra de ninguém as beneficia”, afirmou. “Pedofilia e incentivo à violência não podem fazer parte do repertório das redes”, disse.
Fonte: Conjur/ Foto: reprodução
-
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online