“Para a OAB, este não é apenas um debate acadêmico. É a essência da nossa missão. A Ordem dos Advogados se mantém e sempre se manterá como uma defensora intransigente das prerrogativas da advocacia, pois sabemos que, ao defender um advogado, estamos defendendo o direito de defesa de cada cidadão brasileiro. É nosso dever lutar para que a ‘realidade não sufoque os ‘ideários’. É nossa vocação construir pontes para que a justiça idealizada na lei se materialize na vida das pessoas”, afirmou Josemar Carmerino, presidente em exercício da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), durante a abertura do “VI Encontro do Sistema de Justiça Criminal do Estado de Mato Grosso – Ideários entre a Lei e a Realidade”, na noite de quarta-feira (29), no auditório da OAB-MT.

O coordenador do Encontro, desembargador Marcos Machado, lembrou que eventos como esse têm a finalidade do convívio. “É a possibilidade do diálogo, da convergência, de encontros, de pontos comuns com os operadores do Direito. As escolas, juntas, conseguem trazer todos para a mesma mesa, com base no diálogo, no respeito ao ponto de vista distinto ou contrário, e dentro desse aparente paradoxo que atividade acadêmica ou pedagógica proporciona, nós chegamos ao 6º encontro, com juristas do Brasil, doutrinadores, ministros, juízes, promotores, defensores e advogados”.
O VI Encontro do Sistema de Justiça Criminal conta mais de 300 participantes presenciais e outros 150 inscritos na forma híbrida. Na primeira noite do evento, foi realizada a palestra inaugural “O Sistema de Justiça Criminal no mundo virtual”, com o procurador de Justiça Edilson Mougenot Bonfim, do Ministério Público de São Paulo.

“Nós, advogados, somos as testemunhas e os atores dessa fronteira. De um lado, defendemos os ideais mais nobres do Direito: a presunção de inocência, o devido processo legal, a ampla defesa e a busca por uma pena justa e ressocializadora. Do outro, nos deparamos com a dura realidade de um sistema sobrecarregado, com desafios estruturais que vão desde a gestão prisional e o combate ao crime organizado até a proteção da vítima e a implementação de novas tecnologias, como as câmeras corporais. Os painéis deste encontro refletem exatamente a complexidade desses desafios”, observou Josemar Carmerino.
O encontro, realizado pela parceria entre Tribunal de Justiça, OAB-MT, Ministério Público e Defensoria Pública, por meio das suas escolas: Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT), Escola Superior da Advocacia de Mato Grosso (ESA -MT), o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) – Escola Institucional do Ministério Público Estadual (MPMT) e a Escola Superior da Defensoria Pública de Mato Grosso (Esdep), tem sequência com palestras e painéis na quinta-feira (30) e na sexta-feira (31), em Cuiabá, com a participação de advogados e advogadas, magistrados e magistradas criminais, integrantes do Ministério Público, Defensoria Pública e estudantes de Direito.
Por: Judite Rosa – Assessoria de Imprensa OAB-MT
-
-
-
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online