Aeronave faz pouso forçado a serviço de deputado em Mato Grosso
Um avião bimotor realizou um pouso forçado na tarde de segunda-feira (2) durante uma missão para o deputado estadual Valmir Moretto (Republicanos) em Conquista D’Oeste. A aeronave, pertencente à empresa de táxi aéreo WDA, estava a serviço da Assembleia Legislativa.
Detalhes do Incidente
A aeronave seguia em direção a Pontes e Lacerda para buscar o deputado, quando, devido a condições climáticas de calor extremo, perdeu estabilidade ao pousar e flutuou. O piloto, ao perceber a presença de um fio e um morro na cabeceira oposta, optou por um pouso de emergência. Por sorte, não houve feridos.
Em um áudio, o deputado esclareceu que não estava na aeronave no momento do incidente:
“Eu não estava no avião. Ia embarcar, o avião veio me buscar e eu ia pousar. Mas deu tudo certo, não aconteceu nada. Só os danos materiais mesmo. E trabalhar e recuperar de novo,” disse Moretto.
Nota da Empresa WDA
A WDA informou que este foi o primeiro incidente em 30 anos de operação. A empresa destacou que não houve feridos e que irá realizar o traslado da aeronave para Cuiabá.
“Sobre o incidente ocorrido com nossa aeronave de marcas PT-RBM (táxi aéreo) em 02/09/24 no município de Conquista D’Oeste, temos a informar que não houve vítimas e/ou prejuízos a terceiros. Todas as autoridades inerentes à aviação foram comunicadas, especialmente o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos – CENIPA,” diz a nota.
Histórico Recente
Este foi o segundo pouso forçado de uma aeronave a serviço do deputado em menos de um mês. No dia 9 de agosto, um avião de pequeno porte pousou de barriga no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, também devido às condições climáticas. O deputado, novamente, não estava a bordo.
A WDA reafirmou seu compromisso com a segurança e a manutenção rigorosa de suas aeronaves, garantindo que todas as operações estão dentro das normas da ANAC.
Redação JA/ Foto: reprodução