A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) manteve a decisão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT) que determinou à empresa Monsanto o depósito em juízo de um terço dos valores pagos por royalties da semente “Intacta RR2 PRO”. Essa decisão foi tomada na sessão de terça-feira (12) e ocorreu no contexto de uma reclamação (RCL) apresentada pela Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja/MT).
A Aprosoja/MT questionou o pagamento de royalties pela utilização da semente a partir de março de 2018, quando a patente do produto passou a ser de domínio público, e pediu a restituição dos valores. A argumentação se baseou no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5529, na qual o STF invalidou uma norma da Lei de Propriedade Industrial que permitia a renovação das patentes por mais de 20 anos.
O caso ainda está em discussão na Justiça de Mato Grosso. No entanto, o TJ-MT concedeu uma antecipação de tutela e determinou que a Monsanto depositasse parte dos valores como garantia da restituição. Além disso, a decisão abrangeu os pagamentos efetuados por associações de produtores rurais de outros estados, como Bahia, Goiás, Piauí, Rondônia e Tocantins, que também ingressaram na ação posteriormente.
A Monsanto contestou a decisão do TJ-MT e argumentou que o STF teria mantido os efeitos concretos da extensão das patentes que já haviam sido autorizadas. No entanto, por maioria, a Segunda Turma do STF seguiu o entendimento do ministro Nunes Marques, relator do caso, que afirmou que a ressalva feita pelo STF não se aplica a patentes do setor agrícola, mas apenas a patentes relacionadas a produtos e processos farmacêuticos, equipamentos e/ou materiais de uso em saúde.
O ministro Gilmar Mendes foi vencido e votou pela cassação da decisão do TJ-MT.
Redação JA / Foto: JULIETTE MICHEL/AFP
-
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online