O Estado de Mato Grosso tem se destacado no avanço do cadastro biométrico de eleitores no primeiro bimestre de 2024. Segundo o levantamento apresentado em Brasília pelo corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Raul Araújo, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso tem sido elogiado como um exemplo a ser seguido para garantir a segurança e a identificação dos eleitores, bem como o exercício do voto.
De acordo com a desembargadora Corregedora Eleitoral de Mato Grosso, Serly Marcondes, foram adotadas várias medidas para ampliar o alcance do cadastro biométrico, como mutirões em locais distantes e diálogo com a imprensa. Somente no primeiro bimestre, mais de 50 mil eleitores foram cadastrados biometricamente, representando 2,27% do eleitorado do Estado.
Atualmente, Mato Grosso possui 82,96% dos eleitores cadastrados biometricamente. Em nível nacional, 81,55% dos 156,1 milhões de eleitores estão com seus dados biométricos cadastrados. O relatório apresentado durante a reunião revelou que Mato Grosso cadastrou 1% de seu eleitorado biometricamente em janeiro, seguido por Maranhão com 0,76%, Espírito Santo com 0,71%, Roraima com 0,65% e Minas Gerais com 0,60%. Em fevereiro, Mato Grosso cadastrou 1,17% de seu eleitorado, seguido novamente por Maranhão, com 0,79%, Espírito Santo com 0,78%, Amazonas com 0,75% e Alagoas com 0,69%.
Além do cadastro biométrico, a reunião também abordou a atenção às pessoas em situação de rua e suas interseccionalidades. O Comitê Nacional do PopRuaJud, ligado à Política Nacional Judicial de Atenção a Pessoas em Situação de Rua, do Conselho Nacional de Justiça, esteve presente para alinhar os trabalhos e garantir o acesso dessas pessoas à cidadania por meio do alistamento eleitoral. O ministro mencionou que estão sendo feitas mudanças no cadastro eleitoral para ampliar o acesso desses cidadãos ao título de eleitor, como a indicação de endereço e a isenção de multas eleitorais.
O atendimento humanizado também foi enfatizado durante a reunião, e uma nova edição do PopRuaJud está prevista para ocorrer em abril, antes do fechamento do cadastro eleitoral.
Redação JA / Foto: reprodução
-
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online