O Procurador-Geral de Justiça, Rodrigo Fonseca, informou que o Ministério Público Estadual e o Tribunal de Contas do Estado estão avaliando a implementação de um limite percentual para as emendas parlamentares destinadas à área da Cultura em Mato Grosso. No momento, os deputados têm assegurado um montante equivalente a 2% do orçamento estadual (aproximadamente R$ 27,5 milhões cada) em emendas, sendo que metade desse valor deve, obrigatoriamente, ser alocado para a Saúde.
Fonseca destacou que está em desenvolvimento uma normatização que visa sistematizar a destinação desses recursos.
“A regulamentação deve ser publicada nos próximos dias ou no mês seguinte. Estamos na fase final da elaboração dessa normativa. Atualmente, já contamos com 50% do orçamento destinado à saúde e estamos em discussão sobre a alocação dos restantes 50%”, declarou, referindo-se ao trabalho conjunto com o TCE.
“Vamos discutir as áreas prioritárias e também estabelecer um limite para as emendas direcionadas à cultura, que tem sido objeto de críticas”, acrescentou.
O chefe do MPE também mencionou que há diversas investigações em curso, tanto no âmbito do Legislativo estadual quanto no municipal, relativas à utilização das emendas parlamentares.
Conforme suas declarações, o aumento no número de denúncias relacionadas ao uso indevido de emendas levou os órgãos de fiscalização a antecipar-se e a conduzir a regulamentação.
“Existem várias investigações sobre esses assuntos, e isso acendeu uma luz amarela… Não é possível prever o desfecho das investigações, e não se deve fazer juízos prévios”, observou.
“Contudo, diante de um grande volume de denúncias, é prudente buscar uma solução… Às vezes, é necessário um filtro prévio. O objetivo maior é sempre prevenir o mau uso do dinheiro público”, concluiu.
Redação JA / Foto: reprodução
-
-
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online