Na manhã desta segunda-feira (30 de junho), o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), por meio da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT), e a Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado (FESMP-MT), assinaram um Protocolo de Intenções que marca o início de uma nova fase de cooperação institucional voltada à capacitação e aperfeiçoamento dos magistrados mato-grossenses.
O documento foi formalizado pelo presidente do TJMT, desembargador José Zuquim Nogueira, pelo diretor da Esmagis-MT, desembargador Márcio Vidal, e pelo diretor-geral da FESMP-MT, promotor de Justiça Marcelo Caetano Vacchiano.
Durante a solenidade, o presidente do TJMT destacou que a medida está em sintonia com um dos principais compromissos de sua gestão: valorizar e qualificar a magistratura estadual.
“Esse protocolo representa uma oportunidade de estreitar laços com nosso maior parceiro institucional, que é o Ministério Público, por meio da sua escola de formação. Ele reforça nosso interesse em manter um excelente relacionamento com a FESMP-MT e, principalmente, reafirma nosso compromisso com a capacitação dos magistrados”, afirmou o desembargador José Zuquim.
O diretor da Esmagis-MT, desembargador Márcio Vidal, também destacou a relevância da iniciativa, que trará ganhos significativos para o Judiciário e para a sociedade.
“Todos ganham: a magistratura, o Ministério Público e, sobretudo, a população. Ao oferecer formação qualificada, promovemos uma Justiça mais eficiente e sensível às transformações sociais. A princípio, os cursos são voltados exclusivamente aos magistrados”, ressaltou Vidal.
Três novas pós-graduações
O diretor da FEFMP-MT, promotor de Justiça Marcelo Vacchiano, informou que, como resultado da parceria, serão oferecidas três pós-graduações voltadas à magistratura, nas áreas de Direito Civil e Processual Civil, Direito Penal e Processual Penal, e Direito Administrativo e Constitucional.
“Esses cursos são resultado de uma tratativa direta com o presidente Zuquim, que expressou o desejo de ampliar a qualificação dos juízes do Estado. A definição do público-alvo será feita pelo Tribunal, e temos certeza de que essa formação será um grande diferencial, considerando o nível dos nossos professores e a estrutura da fundação”, afirmou Vacchiano.
A FESMP-MT possui um corpo docente com mais de 170 professores, todos com titulação de mestrado, doutorado ou pós-doutorado, e mais de 6 mil alunos capacitados ao longo de sua trajetória.
Homenagem
Outro momento de destaque da solenidade foi a inclusão da fotografia do desembargador Wesley Sanchez Lacerda — último diretor da FESMP-MT — na galeria de ex-diretores da fundação. A homenagem reconhece sua contribuição à instituição e ao fortalecimento do diálogo entre os órgãos do sistema de justiça.
Presenças
Estiveram presentes na solenidade a vice-presidente do TJMT, desembargadora Nilza Maria Pôssas de Carvalho; o ex-diretor da FESMP-MT, desembargador Wesley Sanchez Lacerda; o desembargador Deosdete Cruz Júnior; o desembargador Luiz Octávio Oliveira Saboia Ribeiro; o desembargador aposentado Paulo da Cunha; o procurador-geral de Justiça, Rodrigo Fonseca Costa; a presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso; o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Max Russi, O presidente da Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM), Leonardo Bortolin; entre outras autoridades do meio jurídico, legislativo e acadêmico.
O Protocolo de Intenções terá vigência inicial de 24 meses, podendo ser renovado, e prevê a realização conjunta de cursos, eventos acadêmicos, pesquisas e ações de extensão voltadas ao fortalecimento institucional e à excelência da magistratura mato-grossense.
Por: Flávia Borges / Foto: Josi Dias
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
-
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online