Diretor-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), o ministro Benedito Gonçalves, do Superior Tribunal de Justiça, entende que um bom juiz não se faz apenas com conhecimento técnico. Por isso, a instituição se preocupa muito com a formação humana dos magistrados que por ela passam.
“Nossa ênfase é ética, com respeito aos direitos humanos e novas tecnologias para ajudar a decidir em prazo razoável”, disse o ministro.
Ele concedeu entrevista à série Grandes Temas, Grandes Nomes do Direito, em que a revista eletrônica Consultor Jurídico conversa com os principais nomes do Direito e da política sobre os temas mais relevantes da atualidade.
Benedito Gonçalves ressaltou ainda que a formação inicial, de 480 horas totais de duração, tem 40 horas em Brasília, na sede da Enfam, onde os magistrados recém-empossados podem ter contato direto com tribunais superiores e órgãos como o Conselho Nacional de Justiça.
“Ele vai aprender a ser juiz, com as demandas extra autos que se exige de um presidente de uma ação civil ou ação penal.”
Interação com a sociedade
O ministro do STJ também defendeu a participação de magistrados brasileiros em eventos jurídicos, seja dentro do país ou no exterior. Ele entende que as críticas feitas aos juízes que vão aos eventos é injusta, pois a interação com a sociedade é necessária.
“Hoje, nós precisamos de interação com o empresário, com o político, com o Poder Executivo, o Judiciário e os demais segmentos da sociedade civil. Mas, quando vamos a um debate, vêm nos criticar por fazermos isso. E nós, do Poder Judiciário, talvez estejamos falhando em usar os meios de comunicação para explicar melhor a validade desses encontros.”
O magistrado destacou o intercâmbio de ideias e melhoras práticas que são obtidas nos eventos, seja no exterior ou no Brasil. Para ele, trata-se de uma missão dos que têm a oportunidade dessa interação, um exercício que deve receber dedicação total. “Como eu, muitos vão faltar ou sair. Não dá para conciliar a atividade do dia a dia da jurisdição com esse aperfeiçoamento.”
Clique aqui para assistir à entrevista ou veja abaixo:
Fonte: Conjur/ Foto: Rafael Luz/STJ
-
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online