A vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso (CAA/MT) e integrante da Comissão da Mulher Advogada da OAB-MT, Thaís Brazil, foi uma das convidadas desta terça-feira (11) no projeto “Diálogos com a Sociedade”. Esta iniciativa, promovida pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT) em colaboração com a Rádio CBN Cuiabá, ocorreu em um estúdio de vidro instalado na entrada principal do Pantanal Shopping.
Thaís abordou o tema “As leis de combate à violência doméstica”, elucidando os diversos tipos de violência enfrentados pelas mulheres. “A vergonha da violência deve recair sobre o agressor, não sobre a vítima. É fundamental que ela denuncie seu abusador. Temos várias leis que nos protegem, como a Lei Maria da Penha, a Lei do Feminicídio e o Pacote Antifeminicídio. Precisamos ser um porto seguro para outras mulheres; com essa atitude, mais vidas poderão ser transformadas e até salvas. O Ministério Público merece aplausos por esta iniciativa, e a Comissão da Mulher Advogada apoia essa causa. Realizamos treinamentos regulares para acolher as vítimas de violência em nossa instituição”, destacou.
Ela enfatizou que a violência física é apenas o último estágio de um ciclo muito mais amplo. “Muitas vezes, as pessoas só reconhecem a violência física, mas existem formas sutis, como a violência psicológica, patrimonial, sexual e moral. Os dados são alarmantes e é urgente parar de normalizar e até romantizar a violência. Ciúmes doentios e possessividade não são amor; são formas de violência que, muitas vezes, são vistas como normais, mas podem culminar em crimes graves”, alertou a advogada.
Thaís ressaltou a importância de as mulheres se informarem sobre o que caracteriza a violência doméstica. Ela aconselhou que leiam e pesquisem sobre o assunto para reconhecer se estão vivendo essa realidade e entender que é vital denunciar esses atos.
Além de Thaís, participaram da discussão as promotoras de Justiça Marcelle Rodrigues da Costa e Faria e Lindinalva Correia Rodrigues.
Projeto
Este é o segundo ano em que o MPMT realiza o projeto “Diálogos com a Sociedade”, que visa ouvir as demandas da população e estreitar laços com os cidadãos de Mato Grosso. Em 2025, o projeto seguirá até 11 de abril, com entrevistas de segunda a sexta-feira, das 14h às 15h, transmitidas pela Rádio CBN e também disponíveis nos canais do YouTube da rádio e do Ministério Público de Mato Grosso.
Redação JA/ Foto: reprodução
-
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online