VIOLÊNCIA CONTRA MULHER: Secretaria Municipal da Mulher e IBV inaugura Banco Vermelho como símbolo de acolhimento

VIOLÊNCIA CONTRA MULHER: Secretaria Municipal da Mulher e IBV inaugura Banco Vermelho como símbolo de acolhimento

“Que nossos gestos de acolhimento para com as mulheres vítimas de violência sejam tão grandes quanto esses bancos”, afirmou o coordenador do Centro de Apoio Operacional sobre Estudos de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e Gênero Feminino, promotor de Justiça Tiago de Sousa Afonso da Silva, durante a inauguração de 10 unidades do “Banco Vermelho” na manhã desta quinta-feira (12).

Essa iniciativa da Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria Municipal da Mulher, em parceria com o Instituto Banco Vermelho (IBV), visa promover a conscientização social sobre a violência doméstica e familiar e combater o feminicídio. Os bancos de madeira, com mais de quatro metros de altura, apresentam mensagens reflexivas sobre a violência contra a mulher e informações úteis para denúncias e apoio às vítimas, como o telefone da Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180.

“Esses bancos simbolizam uma luta contínua diante do aumento dos casos de feminicídio, não apenas em Cuiabá, mas em todo o Estado. Infelizmente, essa tendência de crescimento se observa em todo o Brasil. A mensagem que queremos transmitir com a instalação desses bancos é de proteção. Queremos que as mulheres saibam que não estão sozinhas e que suas vidas importam para nós”, destacou o promotor de Justiça.

A Lei 14.942/24, que estabelece a instalação de bancos vermelhos em espaços públicos, foi sancionada em 1º de agosto deste ano. Como parte das ações do Agosto Lilás, mês dedicado à divulgação de medidas de proteção à mulher e campanhas contra a violência de gênero, os bancos começaram a ser implantados em diversas cidades do país.

“Mato Grosso é o estado com a maior taxa de feminicídios. Em Cuiabá, registramos cinco casos no ano passado e um este ano. Embora a situação ainda seja preocupante, essa redução é resultado das políticas públicas implementadas pela Secretaria da Mulher em parceria com a Prefeitura de Cuiabá. Isso demonstra que estamos avançando na luta contra esse tipo de crime. A instalação dos bancos vermelhos em Cuiabá incentiva a reflexão de todos que se aproximam: chega de violência, as mulheres merecem viver com dignidade e felicidade”, afirmou a secretária Municipal da Mulher, Cely Almeida.

Redação JA/ Foto: Emanoele Daiane/Secom Prefeitura de Cuiabá

Clique abaixo e leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *