A coronel da PM, Vânia Rosa confirmou que foi convidada e aceitou o convite para ser pré-candidata a vice-prefeita de Reginaldo Teixeira(do Partido Novo) para a disputa da prefeitura na capital mato-grossense. A declaração foi feita na manhã desta segunda-feira(15) ao jornalista Jota Gomes do programa Resumo do Dia.
‘É um partido de discute ideias, que acolhe todas as pautas, isso me agrada e tudo que na política é convencimento. E administrar a gente sabe. E colocar o que a gente tem hoje em prol da política para mim será uma grande satisfação’, explica.
Reginaldo Teixeira, pré-candidato a prefeito de Cuiabá pelo Novo, recebeu com muita alegria a confirmação do convite aceito vindo da Coronel da PM. “É com muita felicidade que Coronel Vânia chega ao Novo para somar no nosso projeto. Ela tem um histórico de mais de 25 anos de trabalho sério na PM. Participou da discussão da previdência dos militares em 2019 e já foi candidata a deputada estadual em 2022. É uma mulher que tem muito trabalho na sociedade e é um orgulho ter ela no quadro do Partido Novo”, comemorou Reginaldo Teixeira.
Histórico
Vânia Garcia Rosa, 43 anos, é tenente-coronel da Policia Militar de Mato Grosso, tem 2 filhos, é casada e natural de Guiratinga-MT. Filha de uma copeira e um caminhoneiro, a coronel se mudou para Cuiabá aos oito anos de idade, e foi criada no bairro CPA. Apesar do amor pela Enfermagem que viera com inspiração familiar, porque seu irmão é médico, em 1999 passou no Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar e desde lá são mais de 25 anos de carreira militar.
Dentro da corporação, coronel Vânia trabalhou no início de sua carreira no interior do Estado na parte operacional atendendo todo o Médio Norte e posteriormente dedicou boa parte da sua carreira na área de Ensino da PMMT nos cursos de formação de novos policiais (Praças e Oficiais) e também serviu no Colégio Militar Tiradentes na Capital. A Coronel trabalhou ainda no Serviço Social da PMMT apoiando Policiais em Estado de vulnerabilidade física, psíquica e social e atuou na Corregedoria da Instituição, foi Diretora do Museu da PM e assessorou o Gabinete do Comandante Geral.
Em 2019, a militar se licenciou e por conta própria, participou do movimento de militares que foram para Brasília para debater sobre o projeto de Lei 13.954/19 que alterava as regras de Previdência para as Forças Armadas, policiais militares e bombeiros estaduais, atuando de forma que os militares tivessem o menor prejuízo com a sanção da Lei que foi sancionado pelo presidente Jair Messias Bolsonaro no final daquele ano.
Em reconhecimento pela luta da causa que beneficiou mais de 15 mil militares no Estado, em 2020 a Coronel foi convidada para participar da gestão da Associação dos Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso(ASSOF-MT). Dois anos depois, em reconhecimento do seu ativismo político, a Coronel Vânia foi convidada e se lançou deputada estadual conquistando 1.322 votos.
Atualmente a militar atua no 1º Comando Regional da PM na capital e coordena a Patrulha Maria da Penha. que já realizou mais de 12,1 mil acolhimentos a mulheres vítimas de violência doméstica em todo o Estado, desde que foi implementado, em 2019. Coronel Vânia que coordena o programa na capital se dedica ao combate à violência contra mulher.
Atualmente, cerca de 100 militares compõem o efetivo do programa, que está inserido em todos os 15 Comandos Regionais da PMMT, presente em 96 municípios.