SMS inicia vacinação contra gripe para grupo prioritário nesta segunda-feira

SMS inicia vacinação contra gripe para grupo prioritário nesta segunda-feira

A Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), dá início à vacinação contra a gripe nesta segunda-feira (7). A cidade recebeu, inicialmente, 14 mil doses do imunizante, que serão destinadas aos grupos prioritários.

Essas 14 mil doses disponibilizadas pela SMS têm como objetivo imunizar, em primeira instância, as pessoas pertencentes aos grupos prioritários.

Atualizar a vacinação contra a influenza é fundamental para evitar complicações, internações e óbitos em decorrência das infecções pelo vírus da gripe, especialmente entre a população mais vulnerável.

O Dia D da vacinação está agendado para o dia 10 de maio. A Prefeitura de Cuiabá enfatiza a importância da participação da população prioritária na campanha, visando garantir uma proteção mais eficaz contra a influenza e minimizar os impactos da doença no sistema de saúde.

A vacina proporciona proteção contra três variantes do vírus influenza: H1N1, H3N2 e influenza B. O público-alvo da campanha abrange crianças de 6 meses a menos de 6 anos, gestantes e idosos.

Além deles, outros grupos prioritários incluem puérperas, povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, profissionais da saúde, professores, membros das forças de segurança e salvamento, integrantes das forças armadas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário, operários portuários, funcionários dos correios, população carcerária e trabalhadores do sistema prisional, assim como indivíduos com doenças crônicas e outras condições de saúde especiais.

Para receber a vacina, é preciso ir a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) levando um documento de identificação, a caderneta de vacinação e um comprovante de pertencimento a um dos grupos prioritários, que pode ser um laudo médico ou documento funcional. Em Cuiabá, todas as 73 UBSs estarão realizando a vacinação.

 

Redação JA/ Foto: reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *