A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz) ampliou a lista de empresas do comércio varejista que devem integrar o sistema emissor de notas fiscais aos meios de pagamentos eletrônicos. A partir de 1º de julho de 2024, postos de combustível, farmácias e drogarias, supermercados, açougues e outras 25 atividades econômicas deverão se adaptar à nova exigência.
Essa medida tem como objetivo combater a sonegação fiscal e facilitar a vida do consumidor. A emissão instantânea da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) ou da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) junto com o comprovante de pagamento já era obrigatória para compras realizadas por cartão de crédito ou débito e PIX para alguns setores do comércio desde abril deste ano. Agora, a lista foi ampliada para incluir os seguintes CNAEs: postos de combustíveis, farmácias e drogarias, supermercados, hipermercados, mercearias, armazéns, açougues, peixarias, distribuidoras de bebidas, revenda de autopeças e pneus, lojas de departamentos, magazines e similares, lojas de materiais de construção, lojas de eletrodomésticos e eletrônicos.
As empresas terão um prazo de 180 dias a partir do início da obrigatoriedade para se adaptarem às novas regras. Durante esse período, a Sefaz realizará apenas ações de orientação, sem aplicação de multas ou penalidades.
A integração eletrônica traz benefícios significativos, tais como combate à sonegação fiscal, simplificação da emissão de notas fiscais e maior comodidade para o consumidor. A integração dificulta a sonegação fiscal, garantindo que todas as vendas sejam registradas e tributadas corretamente. Além disso, a emissão das notas fiscais eletrônicas é mais rápida, segura e prática em comparação com as notas fiscais em papel. O consumidor também se beneficia, pois pode consultar a nota fiscal eletrônica a qualquer momento, online, eliminando a necessidade de guardar o comprovante de papel.
Para obter mais informações sobre essa exigência e as regras relacionadas, as empresas podem acessar o site da Sefaz MT através do seguinte endereço: https://www.sefaz.mt.gov.br/portal/nfe/.
Redação JA / Foto : reprodução

Clique abaixo e veja também>
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online