Rita Cortez assume a presidência do IAB para seu terceiro mandato (2025–2028)

Rita Cortez assume a presidência do IAB para seu terceiro mandato (2025–2028)

Em cerimônia realizada na noite dessa quarta-feira (16/4), a advogada Rita Cortez tomou posse como presidenta do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) para a gestão 2025–2028. Este é o terceiro mandato de Rita à frente da histórica instituição jurídica. Ela sucede o jurista Sydney Sanches, em uma sessão concorrida que reuniu representantes da advocacia de todos os estados, além de amigos e convidados.

Sócia fundadora do AJS Cortez & Advogados Associados e Conselheira Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Rita destacou em seu discurso a emoção pela recondução ao cargo e agradeceu o apoio recebido ao longo da caminhada.

“Estou emocionada pelo trabalho e o carinho que recebi de todos desde a eleição até este momento da posse. O percurso contou com o empenho da chapa que compõe a melhor diretoria que já tive, para juntos arregaçarmos as mangas e darmos novos rumos ao nosso IAB”, afirmou.

Durante sua fala, a advogada trabalhista também enfatizou o compromisso com um pensamento jurídico moderno, crítico e plural, em sintonia com a tradição do IAB, que completa 181 anos de história. “Hoje toma posse a primeira oradora na Casa de Montezuma, uma mulher, jurista e negra, porque a inclusão e a diversidade são fundamentais para fortalecer o IAB”, declarou.

A sócia do AJS Cortez & Advogados Associados, Mônica Alexandre Santos, também participou da solenidade e parabenizou a nova diretoria. Em sua fala, destacou a importância da representatividade: “Com a eleição de Rita Cortez, a pretitude estará no IAB, assim como a proteção à dignidade humana e à justiça”.

A cerimônia contou ainda com a presença da presidente da OAB-RJ, Ana Tereza Basílio, e a posse de novos membros do Instituto. Na ocasião, Rita Cortez prestou homenagem ao advogado Jorge Folena, concedendo-lhe a Medalha Luiz Gama, honraria concedida a personalidades que se destacam na defesa dos direitos humanos e da justiça social.

 

Redação JA com informações da assessoria de imprensa/ Foto: Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *