Nas controvérsias relacionadas à responsabilidade contratual por violação de direito autoral, aplica-se a regra geral do artigo 205 do Código Civil, que prevê dez anos de prazo prescricional.
Ação de reparação foi ajuizada por uma empresa de tecnologia e tratou de um contrato de licenciamento de software
Essa conclusão é da 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça, que deu provimento ao recurso especial ajuizado por uma empresa de tecnologia em litígio contra a Confederação Nacional da Indústria.
A empresa ajuizou ação para pedir indenização por violação de cláusula de um contrato de licenciamento de software que proibia a utilização do sistema sem o devido licenciamento e autorização.
O Tribunal de Justiça do Distrito Federal entendeu que a pretensão está sujeita ao prazo prescricional de três anos, nos termos do artigo 206, parágrafo 3º, V, do Código Civil.
A norma descreve a prescrição para a pretensão de reparação civil. Ao STJ, a empresa pediu a aplicação da regra geral, que consta no artigo 205 e estabelece prescrição de dez anos.
Contrato de direito autoral
Relator do recurso especial, o ministro Ricardo Villas Bôas Cueva deu razão à recorrente. Ele citou jurisprudência segundo a qual nas controvérsias relacionadas a responsabilidade contratual, aplica-se a regra geral do artigo 205 do Código Civil.
Em sua análise, não há razão para conferir tratamento diferenciado à responsabilidade contratual por violação de direito autoral em comparação com as demais relações contratuais.
“Na ausência de regra especial tratando da prescrição da pretensão relacionada à reparação por violação do contrato de licenciamento de software, aplica-se o disposto no artigo 205 do Código Civil para as ações de reparação civil contratual que envolvam direito autoral.”
Clique aqui para ler o acórdão
REsp 1.907.034
Fonte: Conjur/ Foto: reprodução
-
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online