O Acordo de Não Persecução Penal pode ser oferecido e analisado mesmo na fase recursal porque a lei que o instituiu — o pacote ‘anticrime’, que criou o artigo 28-A do Código de Processo Penal — é uma norma penal de caráter mais favorável ao réu e, portanto, deve ser aplicada de forma retroativa.
Esse foi o entendimento do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, para autorizar o Ministério Público do Paraná (MP-PR) a propor ANPP a dois réus em uma ação penal no estado. O processo já havia resultado em condenação em primeiro grau e estava em fase recursal.
O 1º vice-presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, que analisou o caso em segunda instãncia, deixou de apreciar o pedido da defesa com a justificativa de que ele “escaparia à esfera de atuação” do órgão.
Segundo esse entendimento, a retroatividade penal benéfica do ANPP para fatos anteriores à lei ‘anticrime’ só se aplicaria se a denúncia ainda não tivesse sido recebida, o que não era o caso.
Toffoli avaliou que tal posicionamento das instâncias inferiores foi superado pela jurisprudência mais recente e consolidada do STF, que estendeu a aplicação do artigo 28-A do CPP para ações penais em curso até o trânsito em julgado. O ministro ressaltou que, no caso em questão, não havia trânsito em julgado da sentença quando o pleito foi apresentado.
“Essa inovação legislativa, ao obstar a aplicação da sanção penal, é norma penal de caráter mais favorável ao réu e, nos termos do art. 5º, inciso XL, da Constituição Federal, deve ser aplicada de forma retroativa a atingir tanto investigações criminais quanto ações penais em curso até o trânsito em julgado”, afirmou Toffoli.
Os advogados Omar José Baddauy, Gabriel Bertin de Almeida, Mariane de Matos Aquino, Ana Beatriz da Luz e Luiza Radigonda Lopes atuaram em favor dos réus.
Clique aqui para ler a decisão
AgReg 1.562.125
Fonte : Conjur/ Foto: reprodução
-
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online