A Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon-MT), a Agência Estadual de Serviços Delegados (Ager-MT) e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realizaram uma fiscalização orientativa no Terminal Rodoviário de Cuiabá. Essa ação conjunta faz parte de uma estratégia nacional para fortalecer a defesa dos consumidores que utilizam o transporte rodoviário de passageiros. O objetivo da fiscalização foi verificar se os direitos dos consumidores estão sendo cumpridos de acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e outras legislações aplicáveis.
Durante a operação, as equipes de fiscalização visitaram os pontos de venda de passagem e verificaram se as empresas que operam no terminal estão adequadas aos dispositivos de proteção e defesa do consumidor. Foram observados aspectos como o direito à informação, o acesso aos órgãos fiscalizadores e o respeito aos benefícios na venda de passagens, como a gratuidade para idosos, entre outros.
É importante destacar que essa fiscalização teve caráter orientativo, ou seja, as empresas foram notificadas e receberam um prazo de 15 dias para realizar as adequações necessárias em caso de irregularidades identificadas. A ação integrada entre os órgãos fiscalizadores, como o Procon-MT, a Ager-MT e a ANTT, visa assegurar o direito dos consumidores ao transporte seguro e de qualidade.
No total, foram fiscalizados 42 fornecedores, sendo 16 que comercializam passagens no transporte intermunicipal de passageiros e 26 estabelecimentos que atuam no transporte interestadual.
Redação JA / Foto: Josi Dias/Setasc-MT
-
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online