Cortez, em seu discurso de posse, lembrou ser a segunda mulher a presidir o IAB em mais de 180 anos de história da instituição e destacou a importância da defesa da democracia e de uma sociedade mais igualitária. Ressaltou o comprometimento do IAB em questões como o agravamento da interferência de magistrados constitucionais no direcionamento político das normas, criando precedentes motivados por divergências ideológicas, o chamado ativismo judicial, colocando em risco o equilíbrio entre o papel do judiciário e da criação legislativa. E declarou: “combater essa prática será um dos nossos desafios”.
A trabalhista disse também que “o IAB tem o dever de provocar e incentivar as entidades de representação da advocacia, consubstanciado em seus pareceres técnicos, a agir em defesa dos direitos sociais fundamentais, sem substituir essas entidades”. E continuou: “um exemplo que afronta os nossos princípios é a proposta em curso no STF que destrói o Direito do Trabalho e esvazia a sua justiça”, referindo-se à decisão do ministro Gilmar Mendes, que derrubou todas as ações da Justiça Trabalhista. E concluiu: “a defesa dos direitos sociais, incluindo os trabalhadores brasileiros, é um compromisso inegociável. É inquestionável a relevância social do Direito do Trabalho”.
Ana Tereza Basílio, presidente da OAB-RJ, destacou a importância das mulheres em cargos de liderança – ela à frente da OAB, Rita no IAB e Paula Vergueiro, presidente da CAARJ. “As mulheres têm total representatividade nas entidades do Rio de Janeiro e é exemplo para outros estados. Por isso, juntas vamos lutar pela advocacia”.
No evento marcaram presença compondo a mesa, o presidente do Tribunal Superior do Trabalho, Alexandre Agra Belmonte; o desembargador Roque Lucarelli, presidente do Tribunal Regional do Trabalho/RJ; o ex-senador Bernardo Cabral; Willian Muniz, subsecretário da Prefeitura do Rio de Janeiro; representando o prefeito da Eduardo Paes; a presidente da OAB/RJ, Ana Tereza Basilio; Sydney Sanches, ex-presidente do IAB; Marco Antonio García Claros, presidente da Federação Interamericana de Advogados e Rodrigo Lourega, procurador da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, representando o presidente da instituição, Carlo Caiado.
Também estiveram presentes à cerimônia presidentes de seccionais de diversos estados, representantes do IAB nos estados e de instituições e associações jurídicas.
-
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online