A 8ª Turma Especializada do Tribunal Regional Federal da 2ª Região decidiu ampliar para todo o território nacional os efeitos da sentença que obriga a União a implementar o Programa de Gerenciamento e Manejo do Sangue do Paciente (Patient Blood Management — PBM) nas unidades federais de saúde.
O PBM é um tipo de abordagem médica que busca otimizar o uso do sangue do próprio paciente e, assim, reduzir a necessidade de transfusões, especialmente em cirurgias ou condições que possam levar a perdas sanguíneas significativas, segundo o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará.
A decisão foi tomada por unanimidade, nesta quarta-feira (21/1). Ao julgar o caso, o colegiado negou o pedido da União de reexame da decisão de primeira instância (remessa necessária) e deu provimento ao recurso do Ministério Público Federal. A sentença estende os efeitos, antes restritos ao estado do Rio de Janeiro, a todo o país, mantendo os demais termos e prazos fixados quanto às obrigações impostas à União.
Na prática, a 8ª Turma reconheceu que a política pública relacionada ao manejo racional do sangue deve ser uniforme em âmbito nacional, garantindo que pacientes atendidos em hospitais federais tenham acesso a alternativas seguras às transfusões de sangue, inclusive aqueles que recusam esse procedimento por motivos religiosos, como as testemunhas de Jeová.
Com a decisão, a União deverá adotar providências de implementação, treinamento e fiscalização do PBM em todos os hospitais federais sob sua gestão, e não apenas no Rio de Janeiro. Com informações da assessoria de imprensa do TRF-2. Foto: annastills/freepik.
Clique aqui para ler o acórdão
ACP 5103690-53.2021.4.02.5101
-
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online