A decisão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça (TJMT) negando o recurso do Governo do Estado está relacionada a uma lei, aprovada na administração de Silval Barbosa, que permitia que empresas de ônibus atuassem no transporte rodoviário de passageiros por sete anos sem a necessidade de licitação. Além disso, essa lei também abria espaço para a terceirização do serviço, com regras determinadas pelas empresas e não pelo Poder Público.
Os magistrados do Órgão Especial, por unanimidade, seguiram o voto do desembargador Rui Ramos, relator do recurso do Governo do Estado contra a declaração de inconstitucionalidade da lei nº 557/2014, que tratava do transporte intermunicipal. O desembargador afirmou que a gestão atual não pode seguir o mesmo caminho do Governo anterior, prorrogando a lei por mais sete anos.
A operação “Rota Final”, deflagrada em 2018 pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), revelou um esquema envolvendo empresários e políticos de Mato Grosso que tentaram sabotar a concessão do transporte público intermunicipal de passageiros no Estado. A ausência de regras de qualidade mínima e preços justos impostas pelo Poder Público permitia que as empresas de ônibus cobrassem valores arbitrários, oferecendo serviços de qualidade questionável e desconfortáveis.
O desembargador destacou que é consenso na jurisprudência da Suprema Corte a necessidade de licitação prévia para concessão e permissão de exploração de serviços de transporte coletivo. Portanto, a prorrogação da lei por mais sete anos, como feito anteriormente, não é adequada.
Estudos realizados pelo Governo do Estado indicam que o mercado de transporte intermunicipal de passageiros em Mato Grosso tem um potencial de faturamento de R$ 11,25 bilhões em um período de 20 anos.
Redação JA / Foto: reprodução
-
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online