Os produtores de soja de Mato Grosso já receberam a autorização do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) para iniciar o cultivo da planta que emergiu do solo.
O período de vazio sanitário, que teve início em 08 de junho, foi encerrado na última sexta-feira (06.09). Durante os 90 dias de restrição, foi proibido manter qualquer planta viva de soja no Estado, como forma de mitigar os riscos associados à disseminação do fungo causador da ferrugem asiática. Essa praga compromete o crescimento dos grãos de soja, afetando, assim, o rendimento e a qualidade da colheita.
Durante todo o intervalo do vazio sanitário, o Indea realizou fiscalizações para garantir a observância das normas fitossanitárias.
Ao longo do período de suspensão do cultivo de soja, estabelecido por uma instrução normativa em colaboração entre Indea e Sedec, os agentes da autarquia realizaram 5.813 fiscalizações em todos os municípios onde há cultivo de soja.
Safra 2023/2024
Para a safra 2023/2024, o cadastro do Indea registra um total de 14.914 unidades de produção de soja, cobrindo mais de 11,3 milhões de hectares plantados e com a inclusão de 8.952 produtores.
Redação JA/ Foto: reprodução
-
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online