Deputado Max Russi eleito presidente da ALMT para o biênio 2025/2026 por unanimidade
A retomada dos trabalhos após o período de recesso da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), nesta quarta-feira (7), ocorreu eleição da nova Mesa Diretora com a eleição do novo presidente da casa legislativa deputado Max Russi (PSB). Ele encabeçou a chapa única Parlamento Mais Forte, que recebeu os 24 votos possíveis no Legislativo estadual.
Assim ficou definido, o presidente é o deputado Max Russi (PSB) e o primeiro secretário, o deputado Dr. João (MDB), deputado Júlio Campos (União) como vice-presidente. Os três principais cargos, ainda foram definidos como segundo-secretário o deputado Paulo Araújo (PP), terceiro-secretário Diego Guimarães (Republicanos), o quarto Elizeu Nascimento (PL), o quinto Fábio Tardin (PSB) e o sexto Juca do Guaraná (MDB), O segundo-vice-presidente será Gilberto Cattani (PL) e o terceiro vice-presidente, Wilson Santos (PSD).sendo chapa única eleitos por unanimidade para o biênio 2025/2026.
Os deputados votaram “sim” ou “não” em cédulas de papel e os depositaram nas urnas, em votação secreta no plenário.
O Partido dos Trabalhadores (PT) ficou de fora da composição da Mesa Diretora. O deputado Valdir Barranco (PT) afirmou que não aceitou o cargo devido a uma suposta interferência para que a deputada Janaína Riva (MDB) não fosse a primeira secretária.
O novo presidente Max Russi negou que houve interferência e disse que Janaína Riva retirou o nome da composição. Janaína, por sua vez, afirmou que teria sido a primeira secretária se não houvesse interferências externas.
Nesta sessão de abertura e eleição da diretoria da nova mesa na ALMT, houve algumas divergências e acusações sobre a composição da nova Mesa Diretora, com o PT denunciando supostas interferências que teriam impedido a deputada Janaína Riva de ocupar o cargo de primeira secretária.
Redação JA/ Foto: reprodução