Por unanimidade, o Conselho Pleno aprovou, nesta segunda-feira (20/10), o ingresso da Ordem como amicus curiae na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7005 no Supremo Tribunal Federal (STF). A ação questiona a tramitação e o conteúdo da Lei 14.195/2021 – oriunda da Medida Provisória (MP) 1.040/2021 -, que alterou o Código de Processo Civil para estabelecer a citação por meio eletrônico.
O voto do relator, conselheiro federal Valdetário Andrade Monteiro (AP), foi lido pela relatora ad hoc Amanda Lima Figueiredo (AP), foi elaborado com base no parecer da Procuradoria Constitucional do CFOAB.
O argumento central é o vício de origem da norma. A tramitação legislativa da Lei 14.195/2021 teria violado regras constitucionais ao incluir matéria de Direito Processual Civil em uma Medida Provisória voltada a melhorar o ambiente de negócios.
Essa prática, conhecida como “contrabando legislativo”, e a ausência de pertinência temática burlam o debate aprofundado que reformas complexas, como a do CPC, exigem. Além disso, impede a análise pelas comissões temáticas competentes e contraria princípios democráticos e o devido processo legislativo, conforme já decidido pelo STF na ADI 5.127.
“A defesa do devido processo legislativo é uma das funções primordiais da OAB. A qualidade da lei depende da qualidade do processo que a cria. Leis produzidas por ‘atalhos’ procedimentais, como a que se analisa, tendem a ser tecnicamente falhas e geram instabilidade e insegurança jurídica”, afirmou Monteiro.
Além dos vícios formais, o relator destacou que a lei contestada também possui inconstitucionalidades materiais. A OAB alerta que a lei suprime honorários advocatícios de sucumbência e cria insegurança na citação eletrônica. O cidadão passa a ter o ônus de monitorar múltiplos meios eletrônicos para saber se é parte em um processo, sob pena de revelia e multa.
Fonte: CFOAB
-
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online