A OAB Nacional reuniu, na segunda-feira (12/1), na sua sede em Brasília (DF), representantes dos setores financeiro, de telecomunicações e de tecnologia para alinhar estratégias de enfrentamento ao golpe do “falso advogado”. O encontro marcou a primeira vez em que o Conselho Federal conseguiu reunir, em uma mesma mesa de diálogo, os principais atores diretamente envolvidos nas iniciativas relacionadas ao tema, com foco na coordenação de esforços e na construção de soluções práticas.
A reunião foi conduzida pela secretária-geral e presidente em exercício do Conselho Federal da OAB, Rose Morais, e pela secretária-geral adjunta, Christina Cordeiro. Para Rose Morais, o encontro representou um avanço institucional relevante. “Trata-se de um passo importante ao reunir diferentes setores para um diálogo coordenado, com o objetivo de alinhar responsabilidades e fortalecer mecanismos de prevenção e resposta a esse tipo de crime, que tem atingido a advocacia e a sociedade de forma ampla”, afirmou.
Christina Cordeiro destacou o caráter propositivo da iniciativa e a necessidade de atuação integrada. “Esta foi a primeira reunião em que conseguimos trazer, no âmbito do Conselho Federal, os principais atores envolvidos para discutir, de forma conjunta, o que já vem sendo feito e quais ações ainda precisam ser adotadas. O golpe do falso advogado é um problema nacional e exige medidas práticas, articuladas e céleres, que envolvam prevenção, comunicação e orientação à população”, ressaltou. Segundo ela, a construção de mecanismos eficazes pode contribuir para mitigar o problema e reduzir a judicialização, que nem sempre apresenta resultados efetivos.
Participaram do encontro representantes da Meta, Ciro Torres Freitas; da Conexis Brasil Digital, Danielle Crema, Bruno Cavalcanti, Giovana Zonzini e Jonathan Palhares; da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Luis Vicente de Chiara, Ivo Mósca, Lucinéia Possar e Amaury Martins de Oliva; da Zetta, Fernanda Garibaldi; da Associação Brasileira de Internet (Abranet), Thais de Gobbi; da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais do Brasil (Brasscom), Sergio Sgobbi; e da Associação Brasileira de Bancos (ABBC), Thiago Brazolin e Felipe Natale.
Uma nova reunião está prevista para a próxima semana, quando os participantes deverão apresentar propostas e encaminhamentos para dar continuidade à construção conjunta das medidas debatidas.
Redação JA com assessoria CFOAB/ Foto: divulgação
-
Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online